Newborn: dicas para cuidar bem do bebê

Olá, meu nome é Danielle Parente, sou fotógrafa de bebês, gestantes e famílias e esta é minha primeira contribuição para o iPhoto Channel. Como é notória a importância de buscarmos mais e mais conhecimentos para que possamos realizar um trabalho de qualidade, resolvi ajudar aos que estão iniciando ou já trabalham com a fotografia de recém-nascidos, segmento que é mais conhecido como “fotografia newborn”.

DSC_1461

Essa modalidade requer muitos cuidados e não pode ser feita por curiosos da fotografia – é necessário conhecimento, cuidado redobrado e muito amor pelos pequenos. Indico que conheçam a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN) para entender um pouco da seriedade que envolve esse trabalho.

Se vamos, portanto, fotografar de forma responsável, temos que saber mais sobre o nosso delicado cliente. Para este artigo, compilei algumas informações, retiradas principalmente de revistas de pediatria, sobre os cuidados que devemos ter para garantir o conforto do bebê.

No útero materno, o bebê escuta os sons internos e viscerais da mãe, como a digestão, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Para simular esse ambiente pode ser usado um aparelho que transmita os sons intrauterinos, o que fará o bebê relaxar, pois se sentirá em ambiente conhecido.

Os recém-nascidos perdem calor ou se superaquecem com facilidade. Por isso, é necessário o uso no estúdio de aparelhos de regulagem de temperatura e umidade do ar para manter o ambiente na temperatura entre 27 e 29°C e a umidade entre 50% e 60%.

DSC_0778

O recém-nascido é extremamente suscetível a infecções por um grande número de micro-organismos, o que nos obriga a ter cuidados com a higiene do local e com tudo o que será usado, inclusive nossa câmera fotográfica. Tenha sempre por perto um frasco de álcool 70% para limpeza das mãos e use sabão neutro para lavar as mantas, mas nada de amaciantes (salvo se houver algum específico).

É necessário que essa lavagem seja feita para cada bebê. Evite fazer o ensaio caso esteja doente, por isso o ideal é sempre deixar uma margem de dias de segurança para não perder o ensaio. Caso goste de fotografar a criança antes dos quinze dias de vida para evitar as cólicas, por exemplo, marque os ensaios para até dez dias de vida e deixe os outros cinco como margem de imprevistos.

Agora vamos entender os reflexos dos recém-nascidos. Reflexos são reações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano. Os principais reflexos do bebê são:

DSC_0728

Reflexo de sucção: ao tocar qualquer região em torno de sua boca, ele vira o rosto para o lado estimulado em busca do seio da mãe. Depois do segundo mês, o reflexo da sucção passa a ser voluntário. Assim, ao segurar o bebê no colo ou mudá-lo de posição, tente não tocar na região das bochechas próximo aos lábios para não provocar esse reflexo e fazer nosso pequenino acordar pedindo para mamar sem ter fome.

Preensão palmar e plantar: esse reflexo ocorre nas mãos e nos pés e faz com que o bebê agarre com força qualquer coisa que encostar a palma da sua mão – o dedo da mãe, por exemplo. O conhecimento desse reflexo é importante, pois são características desse tipo de ensaio fotográfico a serenidade e o relaxamento do bebê. Assim, vá com calma na hora de fazer com que ele abra as mãozinhas, massageando de leve os dedinhos e evitando pressionar a palma. Dessa forma, o bebê não ficará de mão fechada.

Reflexo de moro: o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre e fecha os braços. Acontece ao se sentir desequilibrado ou assustado. Esse reflexo nos pede atenção para não deixarmos o pequenino sozinho com a ideia de que ele quase não se mexe. O bebê estava acostumado a ficar em um lugar apertadinho e pode se sentir inseguro com tanto espaço à sua volta. Para quem não tem assistente, pense na possibilidade de contratar um.

DSC_0736

Só mais uma dica: nem tudo é como parece! Muitas imagens fofas que encontramos circulando por aí são montagens de fotos feitas com responsabilidade e segurança. Por isso, saiba que menos é mais: comece com posições mais simples ou comece com o estilo “lifestyle”, que retrata a rotina do bebê nos seus primeiros dias de vida. Dessa forma, o bebê estará seguro nas mãos da mamãe.

Espero de alguma forma ter ajudado. Não se esqueça de curtir este artigo e compartilhar com seus amigos fotógrafos ou até com as mamães.

montagem_banner_newborn

Sair da versão mobile