NASA revela foto mais nítida e profunda do universo feita pelo telescópio James Webb

O telescópio James Webb, o mais poderoso da história, foi lançado em 25 de dezembro de 2021 com a missão de observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução das galáxias e ver os processos de formação das estrelas, dos planetas e do próprio universo. E, agora a pouco, a NASA revelou a primeira imagem do James Webb, a mais profunda e nítida já feita do universo primitivo.

“O Telescópio Espacial James Webb da NASA produziu a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo distante até hoje. Conhecida como o Primeiro Campo Profundo de Webb, esta imagem mostra o aglomerado de galáxias SMACS 0723 e está repleta de detalhes”, disse a NASA. Esta incrível e inédita imagem, mostra o universo a 13 bilhões de anos atrás, apenas 700 milhões de anos após o Big Bang. Veja abaixo a histórica e inédita foto do Universo captada pelo James Webb (se quiser ver em alta resolução e ampliada clique aqui):

Essa imagem sem precedentes foi capturada pela câmera Near-Infrared Camera – NIRCam (câmera quase infravermelha, em tradução livre) após 12,5 horas de exposição ininterrupta. “O Webb trouxe essas galáxias distantes para um foco nítido – elas têm estruturas minúsculas e fracas que nunca foram vistas antes, incluindo aglomerados de estrelas e características difusas. Os pesquisadores em breve começarão a aprender mais sobre as massas, idades, histórias e composições das galáxias, à medida que Webb procura as primeiras galáxias do universo”, explicou a NASA.

Ainda segundo a agência espacial americana, essa é apenas a primeira de uma série que o James Webb deve divulgar a partir de amanhã. Como visto na foto acima, milhares de galáxias – incluindo os objetos mais fracos já observados no infravermelho – apareceram na visão de Webb pela primeira vez. Esta fatia do vasto universo cobre um pedaço de céu que, para um observador terrestre, parece do tamanho de um grão de areia mantido à distância de um braço.

O telescópio, que custou US$ 10 bilhões, está observando as galáxias mais antigas e distantes do espaço e trará um novo olhar sobre o Universo. Até então, o recorde de distância de um telescópio é do Hubble, que observou uma galáxia a cerca de 13,4 bilhões de anos-luz da Terra.

O James Webb é considerado o maior telescópio de ciência espacial já construído na história. Somente seu escudo solar, estrutura que o protege da luz e do calor do Sol, tem aproximadamente o tamanho de uma quadra de tênis e pesa mais de 6 toneladas. Provavelmente, em breve, podemos descobrir através de suas imagens as origens do universo.

A enorme diferença de nitidez do telescópio Hubble e James Webb

Muitas pessoas não conseguem perceber a gigantesca evolução em termos de qualidade nas imagens que estão sendo capturadas pelo telescópio James Webb. Por isso, o perfil Whatevery1sThinking , no Reddit, postou um gif que sobrepõe as duas imagens para termos noção exata de quão melhor são os detalhes e nitidez das fotos do James Webb. Veja abaixo:

Leia também: Fotógrafos liberam gratuitamente workshop completo de astrofotografia no YouTube

Sair da versão mobile