NASA reconstrói 13,3 bilhões de anos do universo em fotografia

Uma única imagem com 265 mil galáxias e 13,3 bilhões de anos. A NASA apresentou nesta quinta-feira (2) uma espécie de túnel do tempo com imagens de 16 anos foram produzidas pelo telescópio espacial Hubble. Trata-se de um retrato histórico do universo com apenas 500 milhões de anos antes do Big Bang.

O projeto intitulado “Hubble Legacy Field” fez uso de 7,5 mil fotografias individuais. A questão é que a luz emanada pelas galáxias foi emitida milhões de anos atrás, às vezes bilhões, por isso o telescópio espacial Hubble consegue captar as imagens de formações do universo.

As galáxias distantes produzidas pelo telescópio espacial Hubble Foto: Divulgação/Nasa

Em comunicado oficial as duas agências espaciais envolvidas a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) explicam que as imagens acompanham a evolução das galáxias desde quando nascem até atingirem seus tamanhos enormes “a história evolutiva do universo também é narrada nessa visão abrangente”, a imagem “mostra como as galáxias mudam com o tempo, formando-se até se tornarem as galáxias gigantescas vistas no universo próximo”.

O telescópio espacial Hubble foi lançado no espaço no dia 24 de abril de 1990 e transmite toda semana cerca de 150 gigabits de imagens. Seu foco em alguma parte do universo acontece durante 250 dias, captando imagens e dados. Confira aqui uma seleção de fotografias já produzidas pelo Hubble.

Hubble Legacy Field Zoom-Out

Fonte: G1

Sair da versão mobile