Tendência

NASA captura do espaço foto impressionante de eclipse solar

Ontem, a Lua passou na frente do sol, produzindo um eclipse solar parcial. Porém, o fenômeno não podia ser visto aqui da Terra e somente do espaço. Oportunidade perfeita para que Observatório de Dinâmica Solar da NASA (Solar Dynamics Observatory – SDO), registrar imagens impressionantes do eclipse solar que durou 35 minutos.

Em seu pico, a lua cobriu 67% da superfície do sol e se não bastasse a visão impressionante em si do fenômeno registrado do espaço, um pequeno detalhe adicional deixou as imagens ainda mais incríveis. A série de imagens mostra “montanhas lunares iluminadas por fogo solar”, como observou o site Space Weather. Veja abaixo a foto incrível e uma sequência animada de imagens:

NASA captura do espaço foto impressionante de eclipse solar

O chileno Patricio Leon, que analisou cuidadosamente as fotos da NASA, conseguiu identificar as cadeias de montanhas chamadas Leibnitz e Doerfel, que estão perto do pólo sul da lua, podem ser vistas claramente nas imagens. Veja os detalhes abaixo das montanhas lunares iluminadas pelo fogo solar:

“Imagens de alta resolução como essas podem ajudar a equipe científica da SDO a entender melhor o telescópio. Eles revelam como a luz difrata em torno da ótica do SDO e das grades de suporte do filtro. Uma vez calibrados, é possível corrigir os dados SDO para efeitos instrumentais e tornar as imagens do sol ainda mais nítidas do que antes”, disse Patricio Leon.

O que é o Observatório de Dinâmica Solar?

Lançado em 2010, o Solar Dynamics Observatory da NASA monitora o sol com uma frota de espaçonaves, tirando fotos dele a cada 0,75 segundos. Também estuda o campo magnético do sol, a atmosfera, as manchas solares e outros aspectos que influenciam a atividade durante o ciclo solar de 11 anos.

Leia também: Nova foto do Sol com 83 megapixels é a melhor imagem do astro em toda a história

Artigos relacionados