Um festival de culinária na Holanda surgiu com uma inusitada resposta às novas leis de privacidade da GDPR, Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia: a organização do evento está pedindo aos participantes que não querem ser fotografados que coloquem um ponto vermelho na testa.
Segundo informações do site NU.nl a organização apresentou pela primeira vez a política em seu festival Haarlem Culinair, no início deste mês. Um regulamento com os termos e condições de participação, detalhado com uma ilustração, foi impresso e distribuído entre os participantes:
A regra nº 12 afirma: “Você autoriza fotos e vídeos feitos no site para fins de publicação. […] Se você realmente não quer ser reconhecido em fotos ou vídeos, você pode obter um ponto vermelho da organização e colocá-lo na sua testa. […] Também pode ser um ponto de batom.”
Quando alguém com um ponto vermelho na testa aparece em alguma foto, os organizadores do festival editam a imagem para tornar seus rosto irreconhecível. Dos mais de 70 mil visitantes até o fim do evento, um total de 3 participantes teriam optado por usar pontos vermelhos na testa.