Tendência

Não confie em um fotógrafo com óculos sujos

Já fiz essa piada muitas vezes, mas ninguém riu. Mas para mim, isso fez sentido. Óculos são lentes. As lentes precisam estar limpas para desempenhar perfeitamente sua função. Se você é fotógrafo, tem óculos sujos, como poderia confiar no que vê através deles?

Por um lado, óculos que estão sujos ainda são melhores do que nenhum. Eu deveria saber. Estou praticamente cego sem correção óptica. Meus óculos às vezes ficam imundos, mas quando ficam, ainda são melhores do que a visão não corrigida.

Eu sou um fotógrafo competente. Isso é verdade mesmo que meus óculos estejam sujos. E fico horrorizado sempre que minhas lentes ou sensores de imagem são comprometidos por gordura, fiapos ou arranhões. O que às vezes acontece, e me castigo por falta de profissionalismo.

Não confie em um fotógrafo com óculos sujos

Para mim, óculos e lentes fotográficas são a mesma coisa. Eu sofro quando um arranhão ou quebra um par de óculos. Principalmente quando é meu par favorito.

Shutter Stock Shutter Stock

E, no entanto, a equivalência não faz sentido. Sim, ambos são pedaços de vidro que dobram a luz para fazer imagens mais nítidas. Mas os óculos são funcionais, cada imagem capturada apenas para o propósito de meu processamento cerebral (“Ei, há uma pedra”), e fazer algo com a informação (“Eu deveria contorná-la ou passar por cima dela.”), Antes de ser descartada. (“Eu não machuquei meu dedão, então posso esquecer aquela pedra agora”).

Mas o ponto principal da fotografia é que a última etapa não acontece. Uma fotografia não é descartada – é o contrário. É valorizado. Reverenciado. Evoca emoções e lembra as memórias. A fotografia merece ser tratada com o maior respeito e reverência.

Minha incapacidade de ver a diferença é porque a piada não é engraçada. E, claro, a ironia é que sou fotógrafo – e se estou usando óculos (em vez de lentes de contato), eles invariavelmente ficam gordurosos com o processo de fotografia. Minha câmera está pressionada contra meu rosto. Minhas mãos estão na câmera. É uma situação de alto estresse porque muito depende da qualidade dessas fotos, e estou suando. Provavelmente xingando e passando as mãos pelo cabelo – um tique nervoso – também. É claro que meus óculos vão ficar sujos.

Não confie em um fotógrafo com óculos limpos. Eles não têm suas prioridades bem definidas.

SOBRE O AUTOR

Haje Jan Kamps é um fotógrafo holandês, autor, inventor e CEO da plataforma de conferência virtual Konf. Você encontrará seu trabalho fotográfico no Instagram, seus artigos são publicados no site Medium e muito mais em seu  site . Você também pode se inscrever em sua escola de fotografia gratuita na Photocritic.

Artigos relacionados