Nair Benedicto lança livro com fotos inéditas

Foto: Nair Benedicto/N Imagens
Índio Arantx-Manouk do Mato Grosso, 2006

Dia 27 de outubro, na Casa da Imagem, em São Paulo, a fotógrafa paulista Nair Benedicto lança Vi Ver (Brasil Imagem, R$ 80), livro que faz uma revisão, como a autora classifica, dos seus 40 anos de carreira. Apresentada pela primeira vez no 6° Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestFotoPoa), em agosto, a obra se divide em duas partes: Amazonias, na qual Nair mostra a região amazônica sob sua ótica humanitária e social, e Desenredos, onde ela conta histórias comoventes colhidas ao longo de sua trajetória. A edição das imagens é da própria Nair Benedicto.

“Não pretendi fazer uma retrospectiva do meu trabalho, mas sim uma revisão, pois na correria do atendimento aos clientes, a edição sempre ficava sujeita ao imediatismo. Na medida em que avançava na pesquisa, ia encontrando fotos nunca editadas, símbolos das mudanças pelas quais o país vem passando nesses últimos 40 anos. Senti que essas fotos-memórias do país não deveriam permanecer num arquivo privado”, explica a fotógrafa, que acrescentou muitas imagens inéditas à edição.

Foto: Nair Benedicto/N Imagens
Menores na Febem do Tatuapé (SP), 2000
Foto: Nair Benedicto/N Imagens
Menor na Febem, em Raposo Tavares (SP), 1979
Foto: Nair Benedicto/N Imagens
Jovem índio Kachinawa no Alto do Rio Jordão (AC)

Além das fotos de Nair, a obra conta com textos de Rubens Fernandes Junior, Laís Tapajós, Atenéia Feijó, Andréia Peres, Iza Salles e Siã Osair Sales (Kachinawa) e projeto gráfico de Ricardo Tilkian.

Carlos Carvalho, coordenador do FestFotoPoa, considera que o trabalho da fotógrafa se confunde com a própria história contemporânea do Brasil, em sua busca por afirmação. “Sua vida pessoal é por si só um capítulo desse Brasil que para existir teve que resistir e que se apresenta como novo apenas aos que não tiveram olhos para enxergar a gênesis desse processo”, destaca Carvalho.

O lançamento na Casa da Imagem (Solar da Marquesa de Santos), ocorre às 11h. O endereço é Rua Roberto Simonsen, 136b, no Centro.

Artigos relacionados