A era de ouro do cinema americano, que marca filmes desde os anos 1920 até 1960, tem seu charme particular. Nessa época surgiram ícones como Charlie Chaplin, Greta Garbo e Alfred Hitchcock, e é especialmente marcada pela estética fotográfica em preto e branco. Retratos e imagens de cena registradas durante a era de ouro do cinema integram a mostra “Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal”, que entra em cartaz no próximo dia 17 de fevereiro no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo/SP (Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos, 11 3226-7366). A entrada é gratuita.
Composta por 161 fotos de mais de 40 fotógrafos dos estúdios de cinema de Hollywood, acervo da Fundação John Kobal representado pela Getty Images, a exposição revela momentos e personagens inesquecíveis de Hollywood por meio de instantes captados por fotógrafos que trabalhavam nos bastidores da glamorosa indústria dos filmes.
Entre as estrelas retratadas estão Joan Crawford, Bette Davis, Greta Garbo, Marlene Dietrich, Clark Gable, Gary Cooper, Orson Welles, Humphrey Bogart, Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Paul Newman, Marlon Brando e Audrey Hepburn, entre outros. “Ícones de Hollywood” tem a curadoria de Robert Dance (John Kobal Foundation Trustee) e Simon Crocker (John Kobal Foundation Chairman) e conta ainda com um livro homônimo que traz todas as fotografias apresentadas na exposição, além de ensaios assinados por Dance e prefácio de Crocker e Terence Pepper, ex-curador do National Portrait Gallery, que estará no Brasil para a abertura do evento. Depois de passar por São Paulo, onde pode ser vista até 16 de abril, a mostra seguirá para Roma, na Itália.