Tendência

Morre Françoise Bornet, mulher da famosa foto do beijo em Paris

Françoise Bornet, a mulher de uma das fotos de beijo mais icônicas de todos os tempos – tirada em Paris, França – morreu aos 93 anos. A história de Le baiser de l’hôtel de ville (O beijo no Hôtel de Ville), tirada pelo fotógrafo francês Robert Doisneau em uma Rolleiflex, é fascinante. Tirada em abril de 1950, Doisneau estava trabalhando para a revista Life e sua missão era mostrar o amor em Paris.

A imagem foi publicada na revista Life em 1950 e foi completamente esquecida até 1986, quando uma empresa de cartazes descobriu a foto e a transformou em um sucesso global. A foto, tirada na movimentada Rue de Rivoli, conquistou os românticos e apaixonados por Paris, e assim a foto começou a aparecer em cartões postais, caixas de chocolate e até mesmo em cortinas de chuveiro.

Porém, a foto de Doisneau não foi espontânea. Inicialmente, ele viu Françoise Bornet beijando seu então namorado Jacques Carteaud e depois perguntou se eles poderiam repetir a cena para que pudesse fotografar. Assim, Doisneau acabou tirando várias fotos deles pela cidade.

Em 1992, os impostores Jean-Louis e Denise Lavernge tentaram entrar com uma ação judicial alegando que eram eles o casal da foto. E isso levou Françoise Bornet a se apresentar e provar que era a garota da foto, inclusive ganhando uma impressão original assinada pelo fotógrafo Doisneau. “Eles estavam pisoteando em uma memória que era minha”, disse ela. Em 2005, ela vendeu a foto original que Doisneau lhe deu por US$ 169.000 dólares (cerca de R$ 850 mil).

No entanto, Françoise Bornet também entrou com uma ação na justiça requerendo uma participação nos lucros com as vendas das fotos. Ambas as ações foram rejeitadas pelo tribunal, mas Doisneau foi forçado a se manifestar e admitir que havia encenado a foto.

“Eu nunca teria ousado fotografar pessoas assim. Amantes se beijando na rua, esses casais raramente são legítimos”, disse o fotógrafo antes de sua morte em 1994. Sua filha afirmou que a polêmica sobre a foto lhe causou muito estresse em seus últimos anos.

Os amantes da foto não ficaram juntos por muito tempo, Françoise Bornet se casou com um homem chamado Alain, mas disse que seu romance com Carteaud era genuíno. “Jacques parecia um pouco com Burt Lancaster. Nós nos separamos quando ele conheceu outra pessoa e perdemos contato”, disse ela.

Em entrevista em 2022, ela relembrou ter conhecido Doisneau na Paris dos anos 1950: “Eu estava com meu namorado. Não paramos de nos beijar… Robert Doisneau nos pediu para posarmos para ele. Fizemos uma série de instantâneos. Eles apareceram na revista Life, mas ninguém prestou atenção.”

Françoise Bornet morreu no dia 25 de dezembro, dia do Natal, em sua casa em Evreux, na Normandia.

Artigos relacionados