A fotografia pode ser um meio incrível de apresentar o mundo aos que não estão dispostos a vê-lo. Injustiças, guerras e desavenças sociais permeiam a história da humanidade e geram caos. Enquanto isso do outro lado há pessoas felizes e confortáveis vivendo suas vidas. Claro que os problemas do mundo não são culpa de ninguém, mas há esse contraste, e muitas vezes é necessário enxergá-lo.
Uma série de montagens desenvolvidas pelo artista Uğur Gallen, apresentam a realidade de seu país, a Turquia, e o contraste social com outras partes do mundo. “Eu comecei meu primeiro trabalho no universo paralelo em uma reportagem. Comecei a ver medo e desespero aos olhos das crianças refugiadas que tentavam chegar à Europa. Acho que não sabemos nada sobre guerra, fome e outras questões importantes.”
O despertar da consciência é necessário e a fotografia pode ser um meio magnífico para esse processo. Não significa que você precise se sentir mal pelo o que está acontecendo, mas precisa existir empatia e a partir dela, buscar sua própria maneira de transformar o mundo ao redor. “A mensagem que quero transmitir através do meu trabalho é versátil. Os países desenvolvidos vivem no luxo e na paz, mas gostaria de lembrá-los de que as pessoas nos países subdesenvolvidos vivem na dor, na fome e na guerra”, disse Gallen.
Fonte: BoredPanda