Manipulação de imagem Tratamento de imagem

Modelo tem carreira destruída por edição maldosa de fotografia

Você já deve ter visto por aí, nos confins da internet, a história sobre o homem chinês que processou a mulher porque ela teria feito plástica no rosto e escondido isso. Segundo a história, os filhos nasceram todos muito feios, e seria culpa da cirurgia que melhorou muito a mulher. Inclusive há foto do “antes e depois”.

Foto falsa que circula pela internet mostrando o que seria um "antes e depois" da cirurgia
Foto falsa que circula pela internet mostrando o que seria um “antes e depois” da cirurgia

O problema é que essa história é falsa. E acabou com a carreira da modelo taiwanesa Heidi Yeh. Dois anos atrás, a carreira de Yeh ia muito bem, com pagamentos altos em campanhas. Até que ela resolveu aceitar um trabalho menor para uma clinica de cirurgia plástica sul-coreana. O anuncio parecia até engraçado, e ela não tinha a menor ideia que ali era o começo do fim.

A modelo Heidi Yeah em entrevista para a BBC
A modelo Heidi Yeah em entrevista para a BBC

O anúncio mostra um bonito casal e seus filhos, e as três crianças com aparência diferente da dos pais, com pálpebras bastante diferentes. O ensaio fotográfico seguiu normal, as crianças eram comuns e não se pareciam com o resultado da campanha. Os olhos delas foram modificados no Photoshop. Em muitos lugares na Ásia, é comum a cirurgia plástica das pálpebras, deixando-as mais “ocidentais”.

Um dos memes com a foto "photoshopada". Ali diz "Cirurgia Plástica: você não pode esconder para sempre"
Um dos memes com a foto “photoshopada”. Ali diz “Cirurgia Plástica: você não pode esconder para sempre”

O anuncio dizia “A única coisa que você tem que se preocupar é como explicar isso para as crianças”. O problema é que a modelo nunca havia feito cirurgia plástica, ela era naturalmente bonita, o contrário do que o anuncio nos faz crer. Logo essa propaganda virou uma grande piada na internet, inclusive com notícias falsas como contamos no início.

O meme ficou tão popular que até mesmo a família da modelo foi questioná-la sobre a suposta cirurgia. “Quando um amigo me falou sobre isso, eu pensei que eram apenas rumores. Então percebi que a história estava se espalhando pelo mundo inteiro, em diferentes idiomas”, disse Yeh. Parentes do noivo da modelo também a questionaram sobre o fato, achando que poderia se tornar verdade.

Heidi Yeah agora processa os responsáveis pela propaganda
Heidi Yeah agora processa os responsáveis pela propaganda

A modelo foi à BBC contar sobre a história. “As pessoas se recusam a acreditar que eu nunca fiz cirurgia plástica. Depois disso, eu só consigo pequenos trabalhos em anúncios. Devido a isso, eu não tenho sido capaz de dormir bem e desabo chorando”, conta. Segundo o site Good, Yeh, está processando a agência de publicidade J. Walter Thompson (JWT), e a clínica de estética que usava a foto em uma campanha de publicidade on-line, o que pode ter gerado o “sucesso” da fotografia. De acordo com o contrato de Yeh, a foto deveria ter sido usada apenas em uma campanha impressa.