Viver de fotografia requer identificar oportunidades a todo o momento. Migrar para um mercado menos concorrido pode ser uma forma de se destacar, porém é preciso ter afinidade com o segmento ao qual se pretende abraçar. Fotógrafa de publicidade e de life-style, Dai Lourenço está em processo de migração. Destino: a moda.
Faz mais ou menos um ano que a paulista de General Salgado começou esse movimento. Dai tem 29 anos e vive em São José do Rio Preto há onze. De fotografia, tem sete anos. Originalmente era editora de imagem em alguns estúdios da cidade, e a rotina em meio aos ensaios fotográficos a cooptou para a nova carreira.
Com um estúdio para fotografias de moda e de famílias montado em Rio Preto – “com espaço bem legal para montagem de cenografia e etc.”, diz – Dai desenvolve um trabalho que tem como base um estilo mais publicitário, pois tem queda por imagens mais “limpas” e pelo preto e branco. Segundo observa, o mercado no interior paulista tende mais à fotografia social, o que favorece suas aspirações na moda: “Meu mercado é muito centralizado, não temos muitos fotógrafos de moda na cidade”, constata.
Embora sua preferência e especialização estejam voltadas para esse segmento, a moça considera os trabalhos de moda um tanto “técnicos e frios”. Por isso, seus ensaios de família e gestantes servem como contraponto, uma forma de quebrar o gelo. O mesmo talvez possa ser dito dos seus ensaios conceituais, quando ela reúne sua equipe para criar sem a pressão do briefing, apenas para rechear o portfolio com imagens inspiradas nas ideias do grupo. As fotos que ilustram este artigo são alguns exemplos.
“São materiais para portfolio da equipe, uma vez que um cliente real não te permite criar o que você bem entende, pois tem sempre um briefing para seguir e se responsabilizar pelo resultado final. Então, você não relaxa”, explica a fotógrafa, que realiza esses editoriais em parceria com agências – ela faz questão de citar uma delas, a André Pereira Models.
Esses tipos de ensaio servem também para treinar a equipe, de modo que o entrosamento seja perfeito na hora de conduzir um trabalho comercial. “Assim, consigo comandar os jobs mais tranquilamente, pois sei do que são capazes e no que cada um se destaca”, afirma, orgulhosa da parceria que estabeleceu com os demais profissionais envolvidos (no caso destas imagens, os maquiadores Caio Toledo e Any Ferraz e a produtora e stylist Olivia Midorikawa): “Isso é cada vez mais legal, pois temos gostos diferentes mas conseguimos sempre estar na mesma sintonia. É uma equipe muito show, sem dúvida!”