Moda: ensaios para atiçar a criatividade

Viver de fotografia requer identificar oportunidades a todo o momento. Migrar para um mercado menos concorrido pode ser uma forma de se destacar, porém é preciso ter afinidade com o segmento ao qual se pretende abraçar. Fotógrafa de publicidade e de life-style, Dai Lourenço está em processo de migração. Destino: a moda.

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Dai Lourenço curte moda, mas faz ensaios life-style para “balancear” (foto: autorretrato)

Faz mais ou menos um ano que a paulista de General Salgado começou esse movimento. Dai tem 29 anos e vive em São José do Rio Preto há onze. De fotografia, tem sete anos. Originalmente era editora de imagem em alguns estúdios da cidade, e a rotina em meio aos ensaios fotográficos a cooptou para a nova carreira.

Com um estúdio para fotografias de moda e de famílias montado em Rio Preto – “com espaço bem legal para montagem de cenografia e etc.”, diz – Dai desenvolve um trabalho que tem como base um estilo mais publicitário, pois tem queda por imagens mais “limpas” e pelo preto e branco. Segundo observa, o mercado no interior paulista tende mais à fotografia social, o que favorece suas aspirações na moda: “Meu mercado é muito centralizado, não temos muitos fotógrafos de moda na cidade”, constata.

Embora sua preferência e especialização estejam voltadas para esse segmento, a moça considera os trabalhos de moda um tanto “técnicos e frios”. Por isso, seus ensaios de família e gestantes servem como contraponto, uma forma de quebrar o gelo. O mesmo talvez possa ser dito dos seus ensaios conceituais, quando ela reúne sua equipe para criar sem a pressão do briefing, apenas para rechear o portfolio com imagens inspiradas nas ideias do grupo. As fotos que ilustram este artigo são alguns exemplos.

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“São materiais para portfolio da equipe, uma vez que um cliente real não te permite criar o que você bem entende, pois tem sempre um briefing para seguir e se responsabilizar pelo resultado final. Então, você não relaxa”, explica a fotógrafa, que realiza esses editoriais em parceria com agências – ela faz questão de citar uma delas, a André Pereira Models.

Esses tipos de ensaio servem também para treinar a equipe, de modo que o entrosamento seja perfeito na hora de conduzir um trabalho comercial. “Assim, consigo comandar os jobs mais tranquilamente, pois sei do que são capazes e no que cada um se destaca”, afirma, orgulhosa da parceria que estabeleceu com os demais profissionais envolvidos (no caso destas imagens, os maquiadores Caio Toledo e Any Ferraz e a produtora e stylist Olivia Midorikawa): “Isso é cada vez mais legal, pois temos gostos diferentes mas conseguimos sempre estar na mesma sintonia. É uma equipe muito show, sem dúvida!”

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