As pessoas estão diariamente descobrindo a incrível capacidade dos geradores de imagens com inteligência artificial. Na última semana, o aplicativo Lensa, como postamos aqui no iPhoto Channel, virou uma verdadeira febre no Instagram. Agora, um artista usou o gerador de imagens Midjourney v4 para criar retratos de pessoas da era vitoriana com um realismo chocante. São pessoas que nunca existiram, mas as imagens são tão perfeitas que é difícil de acreditar que são apenas fotos criadas por inteligência artificial. Mas como isso é possível?
Para criar as imagens nos geradores de imagens IA basta descrever através de palavras numa caixa de texto (conhecido como prompt de texto) como você imagina e gostaria a cena. “O Midjourney v4 foi lançado recentemente e acho que é atualmente o melhor [gerador de imagens] disponível. As falsas imagens vitorianas são puramente orientadas por prompt de texto, disse Mario Cavalli, o artista que criou a série de retratos vitorianos. Para criar essas imagens do século 19, Cavalli usou frases como “foco nítido”, “lente de 10mm” e “fotografia de colódio úmido”.
Porém, às vezes, é preciso um pouco de paciência para refinar os resultados. “Em essência, há muita tentativa e erro envolvidos. Muito depende não apenas das palavras do prompt, mas da ordem em que certas instruções aparecem, disse Mario Cavalli. Então, não se assuste se acontecer “erros de renderização e anacronismos” que aparecem nas imagens, como mãos com seis dedos e cavalos sem pernas. Com paciência e ajustando a descrição você consegue o resultado perfeito.
O artista criou dois conjuntos de imagens: cowboys e cowgirls no Velho Oeste e de Londres da década de 1860. “Recebi muitos comentários chamando as imagens de ‘Fake!’ e outros que consideram os retratos como autênticos documentos históricos”, disse Mario, que não usa o Photoshop para finalizar as imagens. Todas suas imagens são criadas e finalizadas dentro do Midjourney.
Midjourney V4
O processo de geração de imagens é uma grande novidade para milhões de pessoas. Mas mesmo para quem está usando os softwares desde as primeiras versões está impressionado Midjourney com o avanço rápido da tecnologia, como no caso da nova versão do Midjourney.
“Na v4, o fotorrealismo é muito melhorado em relação às versões anteriores, mas o estilo específico tem muito a ver com a técnica fotográfica descrita no prompt, com a escolha da lente e assim por diante”, disse Mario Cavalli.
“Para dar às minhas imagens vitorianas uma pátina de idade, incluo ‘fotografia de colódio de placa úmida’ em meu prompt (descrição em texto da imagem), que é uma técnica fotográfica antiga aproximadamente contemporânea do período escolhido, a década de 1860, embora por razões práticas de tempo de exposição, volume de equipamento, etc., não poderia ter sido usado para fotografia de rua, ou captura de movimento, ou filmagem noturna ou com neblina, na mesma época”, explicou o artista.
Leia também: Os 5 melhores geradores de imagens com Inteligência Artificial (IA) em 2022