Microsoft cria câmera que enxerga até nossas veias

Tá aí uma parceria boa entre empresa e universidade para expandir a levar a tecnologia da fotografia além. A Microsoft e a Universidade de Washington criaram uma câmera fotografa através da análise de múltiplos espectros de luz. Assim, a HyperCam enxergar coisas que não são visíveis a olho nu.

iphotochannel-hypercam-microsoft

E um ponto interessante disso é que o custo dela é baixo, o que a torna acessível para as massas. Através de um algoritmo, a câmera compara as fotos tiradas com iluminação comum e com infra-vermelho, dando destaque apenas às partes que seres humanos não conseguem enxergar, como uma espécie de HDR mais tecnológico.

Dá pra dizer que a HyperCam nos "vê por dentro"
Dá pra dizer que a HyperCam “nos vê por dentro”

Como você pode ver no vídeo abaixo, é possível ver desde as veias de alguém, até o apodrecimento de uma fruta por dentro através de um time-lapse.

HyperCam: HyperSpectral Imaging for Ubiquitous Computing Applications

A câmera ilumina a cena com luzes que passam pelo espectro de luz visível por humanos e também aquilo que nossos olhos não captam, como o infra-vermelho. Segundo os pesquisadores, o plano é vender a HyperCam por US$ 50, mas ainda não se sabe quando será lançada. Ela poderá ser acoplada em smartphones , utilizando a tela do aparelho para visualização e captura da foto.

FONTE: INFO

banner_fineart

Sair da versão mobile