Destaque Mestres Software

Programador e Guru dos efeitos especiais criam o Photoshop

Livro de fotografia

O Photoshop está fazendo 25 anos. Para comemorar, a Adobe publicou uma série de perguntas e respostas com o seu co-criador, Thomas Knoll, que fornece uma visão interessante sobre como o programa nasceu.

Pouco antes de iniciar o desenvolvimento de Photoshop, Knoll era um estudante de pós-graduação enfrentando um desafio que ainda consome os cientistas da computação de hoje: ensinar os computadores a reconhecer e compreender as imagens. Seu irmão John trabalhava na Industrial Light and Magic (ILM) fazendo composição de imagem analógica. ILM tinha apenas começado a experimentar processamento digital usando um scanner para digitalizar os quadros de um filme.

Os irmãos e criadores do Photoshop Thomas Knoll (esquerda) e John Knoll. | Foto: Divulgação
Os irmãos e criadores do Photoshop Thomas Knoll (esquerda) e John Knoll fotografados na época do lançamento do Adobe Photoshop 1.o. | Foto: Divulgação

Segundo Thomas, a partir daí seu irmão teve a primeira ideia do que viria a ser o Photoshop. “Ele disse: ‘Se convertermos um filme em números, e podermos converter os números de volta em imagens do filme, em seguida, uma vez que está em forma numérica, poderíamos fazer qualquer coisa nele’ Teríamos o poder. Com o formato digital, você pode mudar todos os pixels em qualquer coisa que você quer, e você pode realizar qualquer operação que você imaginar com o conteúdo do filme. Então ele disse: ‘Este é o futuro de efeitos especiais em filmes’ e decidiu ensinar a si mesmo computação gráfica em seu tempo livre”.

2.photoshop-icons-through-the-years
Os icones históricos do Photoshop. | Foto: Divulgação

De acordo com a Knoll, quando o Photoshop foi criado, a única forma de produzir uma impressão de qualidade das fotografias a partir do software foi criar a separações de quatro cores do filme. Depois, levariam os filmes para imprimir dessa forma, em cores separadas, o que custaria US$ 2.000 para a sua primeira impressão ou cerca de US$ 40 mil para um rolo inteiro de filme 35mm. Você pode ler todas as perguntas e respostas (em inglês) aqui.

FONTE: PD ONLINE

lightroom

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário