Brasil recebe exposição do fotógrafo Ansel Adams a partir de julho

Exposições de grandes mestres da fotografia com certeza são sempre bem vindas. E esta, em especial, será a primeira exposição do fotógrafo norte-americano Ansel Adams (1902-1984). A mostra “Ansel Adams, Paisagens de Luz e Som” deve passar por quatro capitais: São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).
Golden Gate Headlands, de Ansel Adams.
Golden Gate Headlands, de Ansel Adams.

A exposição reúne 180 fotografias da galeria Ansel Adams, fotos de acervos particulares e da família, além de objetos pessoais e algumas de suas câmeras fotográficas. Como também era músico, a ideia da mostra é dedicar um espaço para apresentar esse outro lado do fotógrafo ao público.

Foto: Ansel Adams
Foto: Ansel Adams

“Ansel Adams, Paisagens de Luz e Som” chega a São Paulo entre julho e agosto de 2015, no Instituto Tomie Ohtake. Da capital paulista, segue para Belo Horizonte, de setembro a novembro; Curitiba, entre janeiro e março de 2016; e Recife, onde fica em cartaz de abril a maio de 2016.

Foto Yosemite Valley, de Ansel Adams.
Foto Yosemite Valley, de Ansel Adams.

Nascido em São Francisco, Adams começou a fotografar ainda jovem, quando ganhou uma câmera dos pais. Sua busca era pela fotografia “reta”, uma fotografia pura, com imagens nítidas, cuidadosamente enquadradas, com máxima profundidade de campo e concentrando-se unicamente na qualidade do processo fotográfico. Fundou, com outros fotógrafos, o Grupo f/64. Um de seus cenários preferidos era Parque Nacional de Yosemite, onde fez suas fotos mais conhecidas. Adams ia todo ano para lá até o final de sua vida.

lightroom

Artigos relacionados