Menina do napalm: fotógrafo entrega famosa foto ao Papa Francisco

Menina do napalm – O fotógrafo Nick Ut é o autor de uma das fotos mais famosas e importantes do século 20 e exatamente hoje, 08 de junho de 2022, a imagem completa 50 anos. A foto da menina de 9 anos correndo pelada durante um ataque com a substância química napalm, em 1972, numa aldeia no Vietnã se tornou símbolo do horror das guerras.

Agora, o fotógrafo que registrou a icônica fotografia entregou uma cópia da imagem ao Papa Francisco. E ainda mais impressionante ainda é que a menina da foto, Kim Phuc Phan Thi, atualmente com 59 anos, também estava junto na audiência com o pontífice. Veja abaixo o histórico encontro:

O Papa Francisco recebeu a foto do fotógrafo Nick Ut ao lado de Kim Phuc Phan Thi, a menina napalm | Mídia do Vaticano

Na época, a foto foi publicada na primeira página nos mais importantes jornais dos Estados Unidos e se tornou uma poderosa imagem do movimento anti-guerra no mundo inteiro. O próprio presidente dos Estados Unidos naquele período, Richard Nixon, ficou preocupado com a repercussão que a foto causou contra a guerra no Vietnã como foi revelado em conversas divulgadas ao público em 2002. Como mostra a foto abaixo, Kim Phuc Phan Thi carrega até hoje as consequências do napalm em sua pele:

Nick Ut deixou o Vietnã e foi morar em Los Angeles, onde até hoje trabalha como fotógrafo de Hollywood. Kim Phuc Phan Thi também se mudou para o Canadá após a guerra, é embaixadora da Unesco e veio ao Brasil em 2018 para lançar o livro chamado “A menina da foto”, onde conta sua história de sofrimento e redenção. O livro está disponível neste link para venda na Amazon Brasil.

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Artigos relacionados