Melhores configurações de câmera para fotografia de retrato

Em artigo para o site Digital Photography School, o fotógrafo Craig Beckta apresenta as melhores configurações de câmera para fotografia de retrato em luz natural e usando flash. Se você é novato em fotografia de retrato ou um profissional experiente, você se beneficiará dessas dicas de fotos úteis.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é iphoto-craig-beckta-6.jpg
Foto: Craig Beckta

1. Melhores configurações de câmera para fotografia de retrato

Configure sua câmera para o modo manual para obter um controle mais criativo da exposição. Vai demorar um pouco mais para capturar suas imagens, mas você é um juiz muito melhor de como quer que a imagem final seja do que a sua câmera.

ISO

Primeiro, escolha o seu ISO, que geralmente é a configuração mais baixa em luz natural, ISO 100 na maioria das câmeras. Algumas câmeras Nikon têm um ISO mais baixo e permitem que você escolha um ISO nativo de 64. Defina seu ISO o mais baixo possível para evitar ruído extra e a aparência granulada que você obterá se usar configurações ISO mais altas.

Foto: Craig Beckta
Abertura

Segundo passo, decida qual abertura você gostaria de usar. Para um fundo borrado, use uma abertura como f/1.4. Se você quiser mais nitidez, na maioria dos casos, usar uma abertura com dois ou três pontos acima da abertura máxima será o ponto mais nítido da lente. Por exemplo, uma lente f/2.8 estará em seu ponto mais nítido em torno de f/5.6 a f/8.

Foto: Craig Beckta
Velocidade do obturador

Depois de definir o seu ISO e decidir a sua abertura, o próximo passo é consultar o fotômetro na câmera e ajustar a velocidade do obturador até obter uma leitura central. Em seguida, tire uma foto de teste e dê uma olhada na tela LCD e no histograma da sua câmera. Certifique-se de que o histograma esteja o mais longe possível, sem apagar os realces da sua imagem.

Foto: Craig Beckta

Uma regra geral é definir a velocidade do obturador duas vezes a distância focal da sua lente. Por exemplo, se você estiver usando uma lente prime de 100mm, defina uma velocidade mínima do obturador de 1/200 para evitar que as imagens fiquem borradas com o tremido da câmera.

Existem exceções à esta regra. Se você estiver usando um tripé ou tiver estabilização na câmera, como algumas câmeras mirrorless, ou se estiver usando uma lente que tenha estabilizador de imagem integrada, poderá fotografar com velocidades mais baixas.

Foto: Craig Beckta

2. Melhores configurações de câmera para fotografia de retrato usando o flash

Quando se trata de usar a fotografia com flash, existem alguns estrobos diferentes usados hoje em dia. Há pequenos flashes que se encaixam na montagem da câmera e há grandes flashes de estúdio.

Existem também unidades estroboscópicas que funcionam de forma diferente. Alguns sistemas estroboscópicos não permitem que você dispare em uma velocidade de obturador maior que 1/200 (a velocidade de sincronização da câmera). Outras configurações de strobe permitem que você use algo chamado (modo de sincronização de alta velocidade) para disparar com flash até uma velocidade de obturador de 1/8000.

Foto: Craig Beckta

Se o seu flash atual não permitir que você tire fotos acima de 1/200, você pode usar um filtro como um filtro ND de 3 pontos B+W que permitirá gravar em uma velocidade de obturador de 1/200, mas também em uma abertura com 3 pontos a mais do que você poderia sem ele. Por exemplo, com um filtro ND de 3 pontos, você pode fotografar em f/2.8 em vez de f/8 para a mesma exposição.

Foto: Craig Beckta

Outra coisa importante a ter em conta se estiver a fotografar ao ar livre é que obterá melhores resultados se fotografar mais perto do nascer do sol ou do pôr do sol quando o sol for menos rigoroso.

A imagem acima foi tirada uma hora antes do pôr do sol na sombra e fornece uma boa luz uniforme no rosto do sujeito. Se você quiser luz mais suave, evite fotografar no meio do dia ou vá para a sombra se não tiver o luxo de fotografar antes do pôr do sol.

Foto: Craig Beckta

3. Pratique estas dicas e explore sua criatividade

Defina o nível de brilho da tela da sua câmera para 4 ou 5. Certifique-se de que o brilho da tela LCD não esteja definido como automático. Isso porque será difícil avaliar o nível de exposição se o brilho da tela LCD estiver mudando constantemente. Verifique as configurações da sua câmera e defina o nível de brilho da tela LCD manualmente e mantenha-a na mesma configuração para futuras saídas de fotos.

Foto: Craig Beckta

Artigos relacionados

Um Comentário