Quando pensamos em comprar uma câmera fotográfica, obviamente, queremos os melhores equipamentos do mercado. Porém, o termo “melhor câmera”, às vezes, é um usado por muitos fabricantes apenas como uma estratégia para aumentar as vendas. Então, como saber realmente quais são as melhores câmeras fotográficas profissionais em 2022?
Simples, existe uma associação mundial chamada TIPA (Technical Image Press Association), composta com os mais importantes editores de revistas e sites de fotografia que escolhe anualmente, de forma técnica e independente, as melhores câmeras fotográficas profissionais do mercado em cada área. Veja abaixo a escolha do TIPA World Awards:
Leia também: 8 melhores câmeras para iniciantes em fotografia
Melhor celular para fotos da Xiaomi em 2022
As 11 Melhores Câmeras Fotográficas do Mercado em 2022
- Melhor Câmera Profissional Full Frame – Nikon Z9
- Melhor inovação em câmera – Canon EOS R3
- Melhor câmera APS-C – Nikon Z fc
- Melhor Câmera Vlogger – Sony ZV-E10
- Melhor Câmera de Vídeo Profissional – Panasonic Lumix BS1H
- Melhor câmera híbrida 4K profissional – Panasonic Lumix GH6
- Melhor câmera híbrida 8K profissional – Canon EOS R5 C
- Melhor Câmera MFT – Olympus OM-1
- Melhor Câmera Especialista Full Frame – Sony Alpha 7 IV
- Melhor câmera Rangefinder – Leica M11
- Melhor câmera de médio formato – Fujifilm GFX 50S II
Agora que você já sabe quais são as melhores câmeras fotográficas profissionais em 2022 pode ficar em dúvida qual delas é a melhor opção para você. Apesar da TIPA dividir a escolha em categorias, fica claro que a melhor câmera fotográfica profissional no geral é a Nikon Z9 Full Frame. Então, se o seu objetivo é captar fotos de grande qualidade, com certeza, a Nikon Z9 é a melhor escolha, mas se precisa de uma câmera para uma área mais específica, antes de comprar, leia abaixo a avaliação de cada modelo para fazer uma escolha mais certeira:
Melhor Câmera Fotográfica Profissional Full Frame – Nikon Z9
Fornecendo fotos de 45,7 MP por meio de seu sensor CMOS empilhado, as imagens mantêm-se mesmo quando cortadas, tornando-a uma câmera ideal para trabalhos de vida selvagem, paisagem e retratos. Uma grande mudança de design de grande interesse para os membros da TIPA é a eliminação de um obturador mecânico, o que a torna uma câmera muito rápida, com até 30 fps em JPEG e 20 em Raw, além de poder armazenar até incríveis 1000 imagens RAW em um estouro. Uma ampla variedade de resoluções e taxas de quadros, incluindo vídeo 8K/30p por pouco mais de duas horas de gravação contínua, também a torna uma câmera de vídeo muito viável. Várias atualizações de firmware, como o recurso de câmera Raw 8K/60 de 12 bits, continuarão a aumentar o apelo desta câmera.
Melhor inovação em câmera fotográfica – Canon EOS R3
A Canon EOS R3 adiciona um novo estágio no desenvolvimento de seleção de ponto de foco, Eye Control AF, um método de escolher um assunto ou objeto como ponto de foco apenas olhando para ele através do visor. Anteriormente, os pontos de foco podiam ser escolhidos nas câmeras Canon por meio da tela do painel de toque ou multicontrolador para mover o foco por todo o quadro.
Os membros da TIPA que testaram o Eye Control AF ficaram intrigados e impressionados com a rapidez com que o ponto de foco foi alcançado e exibido no OLED EVF (visor eletrônico) da câmera. Eles observaram como o sistema AF poderia continuar a manter o foco no assunto por meio da tecnologia de rastreamento AF do R3 – incluindo humanos, animais e veículos – devido ao seu aprendizado profundo, sistema de foco automático de IA e retroiluminação empilhada muito rápida e responsiva da câmera. sensor e processador DIGIC X.
Melhor câmera fotográfica APS-C – Nikon Z fc
Combine design e controles clássicos com tecnologia moderna e você terá uma excelente câmera, a Nikon Z fc. O design é um atrativo, especialmente entre fotógrafos experientes que admiram uma sensação retrô, enquanto a tecnologia está atualizada com um sensor CMOS de 20,9 MP, um processador de imagem EXPEED 6 que pode fornecer fotos de 11 fps e vídeo UHD 4K a 30p e capacidade ISO nativa de até 51.200. O Z fc se encaixa perfeitamente com a mais recente transmissão ao vivo e ação de vlogging, com um LCD touchscreen totalmente articulado, opções de conectividade e compartilhamento, compatibilidade com microfones externos e um grande LCD de 3” com design de ângulo variável.
Melhor Câmera Vlogger – Sony ZV-E10
Ideal para influenciadores e todos aqueles que buscam uma solução perfeita para criar blogs ou transmissões ao vivo e on-line, a Sony E10 atendeu a todos os requisitos dos membros da TIPA quanto ao design, recursos e modos de disparo, tornando-o ideal para produções de uma pessoa. Recursos como um LCD de tela sensível ao toque de ângulo variável de 3 polegadas, um microfone direcional de 3 cápsulas com um windscreen dedicado para gravação de áudio nítida e limpa e modos de disparo como Background Defocus tornam o E-10 uma escolha altamente prática e atraente.
A faixa ISO de 100-3200 permite trabalhar em uma ampla variedade de condições de iluminação, enquanto várias portas, incluindo uma interface de áudio digital, eliminam a confusão de cabos e a necessidade de alimentação externa ao trabalhar com microfones de montagem em sapata compatíveis. A transmissão ao vivo da câmera para um dispositivo móvel é facilitada por meio de uma conexão USB.
Melhor Câmera de Vídeo Profissional – Panasonic Lumix BS1H
Mobilidade e modularidade são duas palavras-chave para os criadores de conteúdo e cinegrafistas de hoje, especialmente aqueles que prosperam no acesso ao local e na capacidade de levar sua câmera onde quer que a tarefa leve. O tamanho pequeno do BS1H (3,7 × 3,7 x 3,1 polegadas / 9,3 × 9,3 × 7,8 cm) contém um sensor de 24,2 MP e aceita lentes de montagem Leica L. Ele pode gravar vídeo em várias taxas de enquadramento, formatos e resolução de até 5,9K. A unidade oferece uma incrível faixa dinâmica de 14+stops e funciona muito bem em ambientes com várias câmeras. O que foi bastante impressionante para os membros da TIPA foi sua versatilidade, com capacidade de montagem em drone, um ventilador de refrigeração interno para clipes longos, fonte de alimentação elétrica ou recarregável, luzes de sinalização integradas, várias opções de conectividade de entrada e saída e roscas de montagem.
Melhor câmera híbrida 4K profissional – Panasonic Lumix GH6
Quando se trata de jogar no jogo de imagem nos dias de hoje, os membros da TIPA sabem que uma câmera versátil que pode lidar com todas as posições no campo é uma vantagem distinta no ambiente de mídia atual. O GH6 faz isso permitindo vídeo de nível profissional e fotos de alta resolução. No lado estático, a câmera GH6 pode sintetizar oito imagens em um arquivo de 100MP, tudo sem o uso de um tripé, oferece rastreamento de assunto tão específico quanto reconhecimento de olhos, ampla faixa dinâmica, estabilização de imagem de 7,5 pontos e disparo contínuo de até 75fps. No lado do vídeo, seu mecanismo de processamento Venus suporta 5,7K 30p nos codecs Apple ProRes 422 HQ/ProRes 422 de alta qualidade para imagens com alta taxa de bits e praticamente sem perdas com 4K, permitindo captura em super câmera lenta e AF disponível até 200 fps.
Melhor câmera fotográfica híbrida 8K profissional – Canon EOS R5 C
Quer se trate de notícias esportivas, documentários, natureza ou captura de fotos e vídeos de casamento, os editores da TIPA viram a R5 C como uma câmera “faça tudo” para fotógrafos que desejam carregar uma câmera para cobrir todas as suas necessidades de criadores de vídeos e fotos profissionais. Apresentando 45MP ainda e vídeo 8K Cinema Raw Light, com uma série completa de opções de resolução e formato, o LCD de tela sensível ao toque de inclinação variável oferece total liberdade de composição e POV, aprimorada ainda mais com uma incrível sensibilidade AF de baixa luminosidade de -6EV.
A conectividade e a capacidade de armazenamento são projetadas para fácil download e edição após a captura, com E/S de áudio e vídeo, conectividade Bluetooth/Wi-Fi e slots de cartão duplo para cartões CF Express e SD. Tempos de disparo ilimitados podem ser alcançados devido ao sistema de resfriamento ativo na parte traseira da câmera.
Melhor Câmera fotográfica MFT – Olympus OM OM-1
A Olympus OM-1 está equipado com um novo sensor emparelhado com um mecanismo de processamento 3x mais rápido que seu antecessor. Esta nova câmera principal é ideal para gravar imagens com pouca luz, com um ISO nativo de até 102.400, além de capturar ação com modos de disparo sequencial de velocidade ultra-alta e rastreamento de alta velocidade. Inclui reconhecimento de foco automático de detecção de IA para carros, motocicletas, aviões, helicópteros, trens e pássaros, além de animais (cães e gatos). Os editores da TIPA ficaram especialmente impressionados com a forma como as fotos estáveis são garantidas por seu notável sistema de estabilização de imagem de 8.0EV, disponível com lentes selecionadas. Os fotógrafos ao ar livre podem ficar tranquilos que o clima inclemente não atrapalhará o trabalho com o OM-1, graças à vedação à prova de respingos e poeira do corpo leve de liga de magnésio.
Melhor Câmera fotográfica Especialista Full Frame – Sony Alpha 7 IV
Os editores da TIPA sentiram fortemente que os fotógrafos que estão prontos para crescer e expandir suas opções criativas em trabalhos de fotografia e vídeo encontrarão muito o que gostar no A7 IV. O design retroiluminado do sensor full-frame Exmor R de 33MP oferece imagens com baixo ruído e cores vivas, com desempenho em pouca luz aprimorado por um ISO nativo de até 51.200, além de uma notável faixa dinâmica de 15 pontos nas configurações de ISO mais baixas. O processador BIONZ XR é rápido e pode lidar com 10 fps para até 800 imagens raw + JPEG consecutivas, enquanto o lado do vídeo é igualmente impressionante, com longos tempos de gravação contínua de até uma hora em 4K 60p e com a flexibilidade de edição trazida pelo possibilidade de gravar em 10 bits 4:2:2. Inúmeras opções de conectividade incluem uma porta HDMI integrada.
Melhor câmera fotográfica Rangefinder – Leica M11
O design tradicional encontra a tecnologia avançada no Leica M11. Condizente com um telêmetro, há um localizador óptico que incorpora compensação automática de paralaxe com linhas de quadro embutidas, além de um LCD touchscreen traseiro de 2,95 polegadas e 2,3 m. E embora o júri da TIPA tenha admirado a simplicidade e a elegância do design, eles ficaram muito impressionados com o sensor CMOS BSI full-frame de 60MP que permite a tecnologia de resolução tripla, um processo de separação de pixels que oferece uma escolha de três modos de captura de resolução/faixa dinâmica de resolução , todos os quais fornecem cores de 14 bits e usam todos os pixels no sensor. Um novo processador Maestro III oferece uma faixa ISO nativa de 64-50.000, além de poder fornecer um avanço rápido de 4,5 qps, com uma opção de obturador eletrônico para velocidades de até 1/16.000 seg.
Melhor câmera fotográfica de médio formato – Fujifilm GFX 50S II
Sensores maiores oferecem o benefício da capacidade aprimorada de captação de luz juntamente com transições de cores e tons suaves, dando às imagens o que é caracterizado por muitas revistas TIPA como uma aparência especial de “formato médio”. Este mais recente na linha de médio formato da Fujifilm possui um sensor de 51,4 MP e inclui um sistema de estabilização de imagem de cinco eixos no corpo que oferece uma impressionante compensação de 6,5 EV, permitindo captura expandida com pouca luz ou baixa velocidade do obturador.
Para liberdade de composição, há um EVF de alta resolução e uma tela LCD sensível ao toque traseira de 3,2” e 2,36m com inclinação de 3 vias, além de várias opções de proporção de aspecto que variam de 1:1 a 16×9. Há avanço de 3 qps, bem como vídeo Full HD 1080p em várias taxas de enquadramento, além de um sistema AF de 117 pontos com rastreamento de assunto, além de um algoritmo aprimorado para reconhecimento de rosto e olhos.”