Por incrível que pareça, no momento em que estamos tendo uma expansão robusta da fotografia com celular, era de se esperar o fim definitivo da fotografia analógica, mas de forma impressionante também estamos tendo um forte crescimento dos apaixonados pela fotografia de filme. Não à toa, vários fabricantes estão lançando novas câmeras e filmes fotográficos, como fez a Leica na semana passada com o relançamento da Leica M6. Por isso, se você é um desses apaixonados e está em dúvida qual é o melhor filme fotográfico 35mm, se liga na lista abaixo:
Melhor filme fotográfico colorido de 35 mm: Kodak Portra (160, 400 ou 800)
Escolher um filme “melhor geral” é uma tarefa um pouco nebulosa – afinal, “melhor” não é apenas subjetivo, mas totalmente dependente do que você vai usá-lo. Então, eu gostaria de pensar nisso mais como “mais versátil”. E, nesse caso, há um estoque de filmes que se destaca – ou melhor, três deles: Kodak Portra 160 , Kodak Portra 400 e Kodak Portra 800.
É trapaça escolher os três? Na verdade, não. O Kodak Portra foi projetado para ser consistente em toda a linha. Basta escolher a melhor velocidade para suas necessidades. Fotografar um casamento que pode ser total ou parcialmente dentro de casa? Vá com o Portra 800. Fotografar paisagens ou retratos ao ar livre à luz do sol? Adquira o Portra 160. Quer um meio termo versátil? É para isso que serve o Portra 400.
Falando em retratos, é exatamente aí que Portra (veja de onde vem o nome?) se destaca. Tem sido amplamente considerado por décadas por sua reprodução de tom de pele agradável, saturação suave, calor agradável e belo destaque de destaque. Mas não é ótimo apenas para retratos, o Portra o servirá muito bem. É também uma ótima opção para fotografia de rua.
A variedade de opções ISO de 160 a 800 oferece muita flexibilidade e ainda mantém uma aparência consistente. Nenhum outro filme disponível hoje oferece isso, tornando Portra o filme colorido mais versátil do mercado.
Melhor Filme Fotográfico 35mm Preto e Branco: Fujifilm Neopan Acros 100 II
Muitos fotógrafos mais jovens podem estar mais familiarizados com o nome Acros como uma das simulações de filme mais elogiadas da Fujifilm em suas câmeras APS-C série X e GFX de médio formato. Mas – como Provia, Velvia, Astia, Pro Neg, Classic Chrome, Classic Neg e Eterna – o nome é derivado de estoques de filmes que a Fujifilm produziu nos últimos 88 anos. Muitos deles não são mais feitos, infelizmente, mas o Acros sobreviveu. Por muito pouco.
Acros foi descontinuado no início de 2018, para a ira de muitos fãs de cinema. Mas a Fuji os ouviu em alto e bom som, acabando por anunciar o Fujifilm Neopan Acros 100 II em meados de 2019 depois de “pesquisar substitutos para matérias-primas que se tornaram difíceis de obter e reexaminar radicalmente o processo de fabricação para combinar com as novas matérias-primas”.
Melhor Filme Fotográfico 35mm para Paisagens: Kodak Ektar 100
O que pensamos quando visualizamos uma bela foto de paisagem? Além da composição, as cores costumam ser uma das primeiras coisas. Se ignorarmos a tendência moderna de “HDR” bombásticamente saturado, uma paisagem agradável, para a maioria das pessoas, tem cores naturais e fortes (mas não extremas) com contraste moderado e tonalidade suave.
É exatamente isso que você terá com o Kodak Ektar 100. A Kodak também se gaba de que o Ektar 100 tem o grão mais fino de qualquer filme negativo colorido do mercado – eu não ficaria surpreso se isso fosse verdade.
Claro, o uso não se limita apenas às paisagens. É um ótimo filme para moda, rua, viagens, produtos e fotografia em geral. Ele não é tão bom quanto o Kodak Portra e é oferecido apenas em ISO 100, por isso não é ótimo para aplicações com pouca luz.
Melhor Filme Fotográfico 35mm com ISO alto: Ilford Delta 3200
Se há uma coisa pela qual o filme não é muito apreciado, é a fotografia com pouca luz – uma das maiores vantagens do digital no início e meados dos anos 2000 era sua capacidade superior de ISO alto. Mas isso não significa que você não pode fotografar com pouca luz com filme, pelo menos desde que você não se importe com um grão forte.
Costumava haver muitos estoques de filmes ASA altos – Fujifilm Neopan 1600, Fujifilm Natura 1600, Kodak Ektar 1000 e Kodak Ektachrome P1600, para citar alguns. Havia até filmes de slides de alta velocidade disponíveis, como FujiChrome 1600 Pro D, FujiChrome Provia 1600 e FujiChrome MS 100/1000. Mas desde a revolução digital, a maioria deles foi descontinuada. Dois permanecem, embora, infelizmente, nem a cor.
Desses dois, nossa escolha é o Ilford Delta 3200 Professional. Este é realmente um filme ISO 1000 com uma velocidade de caixa EI 3200. Em outras palavras, o filme é ISO 1000, mas se filmado em sua “velocidade de caixa” (3200), ele seria subexposto em 1 2/3 pontos e processado para ISO 3200 no laboratório. E essa é a beleza deste filme – tem uma latitude de exposição muito ampla. Você pode facilmente filmar em qualquer lugar de ISO 400 a ISO 6400, e Ilford até afirma que pode ser exposto até EI 25.000, embora recomende fazer “exposições de teste primeiro para garantir que os resultados sejam adequados para o propósito pretendido”.
Fonte: PetaPixel