Maureen Bisilliat revê trajetória em livro

Sai pela editora Terra Virgem o livro Maureen Bisilliat (96 págs., R$ 45), um passeio pela trajetória dessa celebrada fotógrafa. O lançamento será na próxima terça (13), às 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, Consolação), em São Paulo.

Nascida na Inglaterra, Maureen veio para o Brasil em 1957. Foi fotógrafa das revistas Quatro Rodas e Realidade entre 1964 e 1972, antes de se lançar em seu projeto de documentação autoral, aliando suas fotos a textos de autores brasileiros consagrados. A partir da década de 1980, a artista, que já havia deixado a pintura em favor da fotografia, troca esta pelo vídeo (em uma entrevista recente, disse que ficou “repetitivo” fotografar e que prefere fazer videofotografias, tirando instantes do vídeo para reproduzir como fotos).

Apesar disso, sua fotografia ainda inspira interesse, especialmente por ter revelado o que se convencionou chamar “o Brasil profundo” de uma maneira primorosa. Para esse livro homônimo, Roberto Linsker, publisher da Terra Virgem, selecionou 50 imagens do acervo de Maureen, muitas reproduzidas de originais castigados pelo tempo, sejam dobrados, amassados ou manchados.

Roberto teve a ideia do livro numa conversa com a agora videomaker no festival Paraty em Foco, em 2010. Seguindo de modo descompromissado pela cronologia dos trabalhos da fotógrafa, aliando tanto imagens marcantes de sua carreira com outras inéditas, um gênero se impôs: o retrato. “Neles, Maureen acolhe olhares ora densos, ora lânguidos, nunca isentos”, observa o editor.

Maureen Bisiliat faz parte da coleção Fotógrafos Viajantes, da Terra Virgem, da qual já foram lançados números de Pierre Verger, Cássio Vasconcellos, Pedro Martinelli e Loren McIntyre.

 

Artigos relacionados