Manipulação de imagem: ex-esposa de Johnny Depp é acusada de editar fotos
O ator Johnny Depp, famoso pelo personagem Capitão Jack Sparrow, do filme Piratas do Caribe, está enfrentando uma grande batalha nos tribunais dos Estados Unidos para provar que nunca agrediu sua ex-esposa, a atriz Amber Heard, que interpretou a Princesa Mera no filme Aquaman. Ontem, durante uma das audiências, os advogados do ator acusaram a ex-esposa de manipulação de imagem para mostrar supostos ferimentos e agressões.
Camille Vasquez, advogada de Depp, durante o interrogatório de Amber acusou a atriz de aumentar a saturação de uma foto para fazer seu rosto “parecer mais vermelho”. A advogada mostrou duas fotos lado a lado, quase idênticas, tiradas no mesmo dia (21 de maio de 2016) dos supostos ferimentos e agressões e percebe-se que a única diferença entre ambas é uma saturação adicional. E desta forma, o rosto de Amber está mais vermelho. Veja as fotos abaixo:
Segundo Amber, uma das fotos seria antes das agressões de Johnny Depp e a outra depois. Porém, a advogada do ator, rapidamente confrontou a versão da ex-esposa: “Você testemunhou ontem que a única diferença entre essas duas fotografias é que a luz estava acesa”, disse Camille Vasquez, que logo depois pontuou que as luzes estão acesas nas duas fotos. “Não é verdade que você editou essas fotos? Você não aumentou a saturação para deixar seu rosto mais vermelho?”, questionou a advogada para Amber Heard.
Apesar da clara manipulação de imagem, Amber Heard afirma que a foto “saturada” foi tirada em um espelho de maquiagem que possui lâmpadas em tons de amarelo, enquanto a outra foi tirada com menos cor porque não tinha as luzes do local acesas. Mesmo diante das evidências, Amber garante que nunca editou uma fotografia e testemunhou que não alterou a imagem.
A exibição das fotos durante o julgamento gerou uma enorme repercussão nas redes sociais com pessoas mostrando “provas” de que as duas imagens são a mesma cena com a a única diferença de uma estar mais saturada. O que você acha? Houve manipulação de imagem? Johnny Depp está processando Amber e pedindo US$ 50 milhões por ganhos perdidos depois que ela escreveu um artigo para o Washington Post em 2018, onde afirmou que sofria abuso doméstico.
Leia também: Fotógrafos tiram fotos de pessoas em duas perspectivas e mostram como a mídia pode manipular a realidade