Depois de sete anos de muito trabalho, os pesquisadores do SLAC National Accelerator Laboratory estão quase terminando a construção e montagem da maior câmera digital do mundo: a câmera Large Synoptic Survey Telescope (LSST).
A câmera LSST possui aproximadamente o tamanho de um carro pequeno e pesa três toneladas. Seu sensor e sua lente são as maiores já construídas na história. A lente frontal tem 1,5 metro de largura e o sensor possui impressionantes 3.200 megapixels.
Obviamente, não é uma câmera para fotógrafos comuns. O equipamento será usado para fazer capturar imagens do céu noturno para que cientistas possam entender alguns dos maiores mistérios do universo, como a natureza da energia escura e da matéria escura.
Os pesquisadores explicaram que o plano focal de 64 centímetros de largura corresponde a um campo de visão de 3,5 graus, o que significa que a câmera pode capturar mais de 40 vezes a área da lua cheia no céu a cada exposição. O objetivo da câmera é investigar 37 bilhões de estrelas e galáxias.
A câmera está sendo construída em São Francisco, nos Estados Unidos, mas quando ficar pronta em maio de 2023 será transportada por um avião de carga Boeing 747 para o Observatório Vera C. Rubin, no Chile. Os pesquisadores acreditam que as primeiras fotos possam ser tiradas em 2024. Veja abaixo mais fotos dessa impressionante câmera: