A fotografia é a arte de escrever com a luz. E se podemos escrever com a luz, por uma simples analogia com nosso alfabeto, há códigos específicos para escrever com a luz na fotografia, que no caso são os esquemas de luz. Há 5 esquemas de iluminação fundamentais na fotografia e hoje vamos falar de um dos mais famosos e amado por todos os fotógrafos: a luz Rembrandt, que também é chamada de iluminação 45 graus ou luz de janela. Esse tipo de luz é muito usada em ensaios de retratos na fotografia e também no cinema.
A iluminação Rembrandt recebeu esse nome em homenagem ao famoso pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669), que popularizou o estilo dramático dessa iluminação em suas pinturas. A luz Rembrandt é caracterizada por duas características:
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- Uma luz apenas na metade do rosto do modelo, ou seja, um lado do rosto ficará iluminado e o outro ficará nas sombras
- A formação de um pequeno triângulo no lado mais escuro do rosto do modelo fotografado, sendo que a sombra do triângulo não deve ser mais larga que o olho e não mais que o nariz. Veja um exemplo na foto abaixo:
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Mas como fazer a iluminação Rembrandt? A maneira mais simples e básico de reproduzir a iluminação Rembrandt é usar uma única fonte de luz posicionada a aproximadamente 45 graus do objeto e um pouco mais alta que o nível dos olhos, iluminando o lado do rosto mais distante da câmera. Veja o esquema montado abaixo para entender o posicionamento do modelo e da iluminação. Lembrando que a fonte de luz não precisa ser apenas artificial, embora seja a mais comum a luz e fácil de controlar, também é possível usar a luz natural, por exemplo, uma luz de janela.
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Alguns fotógrafos usam um rebatedor para atenuar um pouco as sombras do rosto no lado mais escuro e reduzir um pouco o contraste da iluminação.
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Resumo passo a passo de como posicionar a luz principal da iluminação Rembrandt
- Posicione sua luz principal de lado, em um ângulo de 45 graus, em relação ao nariz do modelo;
- Levante sua luz acima do modelo, inclinada para baixo;
- Um triângulo de luz se forma abaixo do olho do modelo oposto ao lado onde está a luz principal;
- Verifique se o tamanho do triângulo de luz, na largura, não é maior do que o olho e não mais alto do que o nariz do seu modelo, ou seja, a luz não deve ultrapassar a ponta do nariz.
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