Lucas Lenci transforma 1ª individual em livro

pagina30-ok_Desaudio_Lucas Lenci

Um ano após realizar sua primeira grande mostra individual, o fotógrafo paulistano Lucas Lenci retoma o tema daquele ensaio e o transforma em livro. Desaudio (Editora Madalena, 60 págs., R$ 80) apresenta imagens da exposição homônima e mais onze obras inéditas. O lançamento ocorre nesta quarta-feira (04), às 19 horas, no Madalena Centro de Estudos da Imagem, em São Paulo.

O livro tem textos do fotógrafo e parceiro de Lucas no site www.fotospot.com.br, Cássio Vasconcellos, e do próprio Lucas Lenci, e coordenação editorial de Iatã Cannabrava. O ensaio apresenta paisagens de diferentes lugares, como Tóquio, Punta del Este, Maldivas e Rio de Janeiro, capturadas não como imagens de um álbum de viagem, mas do ponto de vista da quietude. “Um convite para escutar o silêncio”, conforme conceitua Cássio Vasconcellos.

“As fotografias de Lucas são equilibradas e harmônicas na composição. São espaços quase desertos, com muito horizonte e silêncio. Ao contrário do dia a dia caótico da cidade, não há conflito nas imagens, algo que para os dias de hoje é um alívio”, observa Cássio. Segundo Lucas, esse efeito não foi acidental: “A concepção estava na minha cabeça durante todo processo. Quando eu encontrava o cenário, já sabia que conseguiria a minha foto com os elementos e a luz que eu queria”, afirmou o paulistano, que é neto do fotógrafo alemão Peter Scheier, que nos anos 1940 reuniu um importante acervo sobre a cidade de São Paulo, atualmente sob cuidados do  Instituto Moreira Salles.

pagina10_Desaudio_Lucas Lenci

pagina14_Desaudio_Lucas Lenci

Artigos relacionados