Lomography lança versão instantânea da icônica câmera Diana

A Lomography está lançando, através de uma campanha de financiamento coletivo, uma versão instantânea da icônica Diana, uma câmera de baixo custo fabricada durante a década de 1960 e que utilizava filme 120. A maioria das versões tirava 16 fotos por rolo em um formato não-padrão de 4,2 centímetros quadrados usando uma lente simples de plástico.

A câmera tornou-se popular entre artistas para tirar fotografias impressionistas com características do Movimento Pictorialista, porém com temas e conceitos contemporâneos. Dez anos após o seu lançamento, a Diana desapareceu do mercado, mas no final da década de 2000, com o retorno da prática da lomografia, ela voltou a ser comercializada.

A nova Diana Instant Square Camera utiliza o filme Fujifilm Instax Square e apresenta recursos de ajuste manuais limitados. A abertura funciona em 3 modos: “Ensolarado” (f/32), “Parcialmente nublado” (f/19) e “Nublado” (f/11). A velocidade de exposição é definida em 2 modos: N (1/60) e B (Bulb). Enquanto o foco pode ser alcançado através de 3 ajustes: 1–2m, 2–4m e 4m–infinito.

O modelo apresenta uma série de 5 lentes intercambiáveis: 110mm, 75mm, 55mm, 38mm e 20mm. A lente de 55mm também vem com um acessório para transformá-la em close-up. A câmera também é compatível com uma ampla gama de flashes e possui um visor destacável, que pode ser trocado de acordo com cada lente disponível. O kit possui ainda filtros coloridos para as lentes e para o flash.

A Diana Instant Square Camera pode ser adquirida através do site Kickstarter em duas versões diferentes (Classic e Special) e uma variedade de pacotes que incluem lentes e outros acessórios. A previsão de envio é para dezembro deste ano. Veja abaixo algumas imagens feitas com a nova câmera:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *