Livros

Fotógrafo traz olhar único sobre o Ceará em novo livro

Beira mar em Fortaleza | Foto: Alex Uchoa
Livros de fotografia

Há 16 anos, o pernambucano Alex Uchôa, 42, começou sua trajetória como fotógrafo. Desde o princípio, ele assumiu como tema principal de suas lentes o litoral cearense. Vivendo na capital do estado, Fortaleza, há 24 anos, o agora premiado fotógrafo de paisagens e também procurador da Fazenda reuniu um acervo de mais de 50 mil imagens sobre o assunto. As melhores, estarão em seu livro de estreia, que pretende lançar em breve.

Beira mar em Fortaleza | Foto: Alex Uchoa
Beira mar em Fortaleza | Foto: Alex Uchôa

O título já tem nome – Ceará, um litoral único – e resume seu périplo de quase duas décadas (ou mais de 40 viagens) pelas praias da região. Uma jornada de ponta a ponta, segundo explica o fotógrafo, natural do Recife. “Tivemos a oportunidade de fotografar todos os 20 municípios da costa cearense, desde aqueles mais remotos e pouco conhecidos, como Itarema e Barroquinha, na fronteira com o estado do Piauí, onde ainda é bastante comum o uso de carroças puxadas com boi para fazer o transporte do peixe fresco que vem do mar, até as praias internacionalmente conhecidas, como Canoa Quebrada e Jericoacoara, sempre, porém, buscando um ângulo inédito e surpreendente que fará muitos duvidar que se trata mesmo do nosso litoral”, afirma, com conhecimento de causa, o autor.

Sabiaguaba | Foto: Alex Uchoa
Sabiaguaba | Foto: Alex Uchôa

Para viabilizar seu projeto, Alex o inseriu na plataforma de financiamento coletivo Catarse. A vaquinha está correndo bem (70% da meta, de R$ 37.500, para uma tiragem de mil exemplares, foi alcançada), mas ele já prepara o bolso: “Muito provavelmente terei que completar com recursos próprios o restante da impressão, pois o valor não vai ser suficiente para cobrir inteiramente os custos necessários”, calcula.

Labirinto das Falesias, Beberibe | Foto: Alex Uchoa
Labirinto das Falesias, Beberibe | Foto: Alex Uchôa

Isso porque seu livro, de 250 páginas, terá acabamento caprichado, uma capa dura. Serão 250 fotografias, que cobrirão, além das paisagens, aspectos da cultura, do patrimônio e da gastronomia da região. Alex explica que a ideia de condensar o material em livro surgiu há quatro anos. “Antes disso, em 2010 fizemos uma exposição individual também sobre o litoral do Ceará, num processo de seleção de editais lançado pelos Correios. Esse projeto da exposição individual me obrigou a organizar melhor o meu acervo e programar algumas imagens específicas para preencher as lacunas que existiam no meu portfólio”, conta.

Cumbuco | Foto: Alex Uchoa
Cumbuco | Foto: Alex Uchôa

Para isso, foi necessário revisar o arquivo e promover uma difícil curadoria. “Tínhamos muitas imagens incríveis que tiveram que ficar de fora, pois já tinha outra imagem similar, que na diagramação e no contexto do livro ficaram mais interessantes. Posso assegurar tranquilamente que, com o material que temos, daria para fazer um segundo livro tão interessante quanto este”, garante, sem modéstia.

Barrinha, Acarau | Foto: Alex Uchoa
Barrinha, Acarau | Foto: Alex Uchôa

Para saber mais sobre o projeto, acesse www.cearaumlitoralunico.com.br. Se quiser ajudar a financiar a obra, o que dará direito a um exemplar (ou exemplares), clique em https://www.catarse.me/pt/cearaumlitoralunico. A campanha se encerra no final do mês. O livro deverá sair até o início de outubro. Embora esta seja sua primeira publicação solo, Uchôa tem participação em outros títulos, como os livros Viagens pitorescas pelo litoral cearense, em coautoria com o artista plástico Otoniel Fernandes e o também fotógrafo Eduardo Peixoto, e Impressões da Serra da Capivara, novamente em coautoria com Otoniel Fernandes.

Barra do Cauipe  | Foto: Alex Uchoa
Barra do Cauipe | Foto: Alex Uchôa

banner_newborn_

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

7 comentários

Clique aqui para postar um comentário