Livros

Fotógrafo brasileiro refaz trajeto do protesto comandado por Mahatma Gandhi em 1930

Foto: Érico Hiller
Livros de fotografia

Nesta quinta-feira (18), às 18h, a Leica Gallery recebe o lançamento do livro “A Marcha do Sal”, que reúne registros feitos durante a peregrinação do fotógrafo brasileiro Érico Hiller refazendo o trajeto do famoso protesto comandado por Mahatma Gandhi, em novembro de 2017.

São cerca de 70 imagens acompanhadas de pequenos textos com reflexões que estabelecem relações entre a história e a filosofia de Gandhi e o povo indiano, revelando a cultura do país e as mazelas que seus governos não conseguiram erradicar.

Para o fotógrafo, o livro revisita o pensamento do pacifista em um momento que a ideia do protesto não violenta ganha força e passa a representar uma saída para impasses contemporâneos. “Por um lado, o sonho gandhiano foi sublimado”, diz Hiller no livro.

Foto: Érico Hiller
Foto: Érico Hiller
Foto: Érico Hiller
Foto: Érico Hiller

Para comemorar o lançamento, as fotografias serão expostas nos dias 18 e 19 de outubro. A Leica Gallery fica na Rua Maranhão, 600, São Paulo/SP. Mias informações através do telefone (11) 3512-3909 ou por email contato@leicagallerysp.com.br.

A Marcha do Sal

Por quase um século, entre 1858 e 1947, a Índia foi dominada pela Império Britânico. Na luta pela independência, no dia 12 de março de 1930, Gandhi e seus discípulos iniciaram uma marcha de 400 quilômetros rumo ao litoral, em protesto contra as restrições da Inglaterra, que obrigava os indianos a comprarem os produtos importados de lá. Eles eram proibidos inclusive de extrair o próprio sal.

Ao longo de 25 dias, percorreram o trajeto até o Oceano Índico, conquistando simpatizantes que se uniram à marcha do sal. Ao chegar, Gandhi colocou a água do mar em um recipiente, esperou que evaporasse, e apanhou um punhado de sal. O gesto simples, mas desafiador, foi imitado por centenas de indianos.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário