Fotógrafa brasileira ganha Oscar do fotolivro

Lançado pela editora Madalena, o livro EntreVistas, da fotógrafa Claudia Jaguaribe, foi eleito  como uma das melhores publicações do ano pela alemã Kassel Best Books 2015. Desde 2008, especialistas convidados fazem uma seleção do que consideram melhor, mais bonito e mais interessante lançado no ano anterior. EntreVistas foi escolhido por Pierre Bessard, da Edição Bessard, de Paris.

iPhotoChannel-fotolivro-entrevistas

Todos os livros indicados serão apresentados em uma publicação especial e no site da Kassel, além de participarem da 7ª Fotobookfestival Kassel – de 4 a 7 de junho -, em uma exposição especial que seguirá para outros festivais internacionais. O melhor livro entre os indicados será eleito pelos visitantes da feira.

Fotografia do livro EntreVistas, de Claudia Jaguaribe.
Fotografia do livro EntreVistas, de Claudia Jaguaribe.

Em EntreVistas, Claudia Jaguaribe dá sequência ao projeto iniciado com o livro Sobre São Paulo, primeira publicação da editora Madalena, que nos últimos dois anos vem se tornando o ponto de convergência de artistas e fotógrafos que buscam no livro de fotografia a sua forma expressiva. Neste, Claudia registra a cidade de São Paulo de dentro da casa de mais de 70 moradores em imagens panorâmicas de espaços interiores, mostrando seus habitantes e suas janelas para o mundo exterior, sempre no cair do dia.

Fotografia do livro EntreVistas, de Claudia Jaguaribe.
Fotografia do livro EntreVistas, de Claudia Jaguaribe.

Como no primeiro livro, o formato escolhido foi o leporello, uma espécie de sanfona que permite diversos enquadramentos das imagens. As fotografias podem ser visualizadas também na sua completude quando quatro páginas são desdobradas, formando a ampliação de 21,5cm por 76cm em cada. EntreVistas tem, portanto, 18m62 metros de comprimento.

newborn_banner

Artigos relacionados