Leonardo Régnier expõe “Pueblo” em Curitiba

Vai até o dia 9 deste mês a exposição fotográfica Pueblo, em cartaz no Museu Guido Viaro (R. XV de Novembro, 1.348), no centro de Curitiba (PR). A mostra é resultado das viagens que o fotógrafo catarinense Leonardo Régnier fez pela América Latina, seguindo por locais que não constam nos roteiros turísticos tradicionais.

Entre os lugares que o fotógrafo visitou estão o Chile, a Argentina, Peru e Bolívia. Do material que reuniu, ele separou 35 imagens para expor no museu. A maioria, retratos. Quase nenhuma tirada em capitais, garante Leonardo, que empreendeu suas viagens de carro e costuma carregar na mochila uns vinte quilos de equipamento, a maior parte analógico.

O fato de viajar de carro rende situações inusitadas, e também alguns apertos. Junto com sua mulher, Luciane, Leonardo viveu momentos de tensão atravessando as selvas brasileira e peruana, e na Bolívia o casal teve que sair disparado de um vilarejo: “Fotografei algumas mulheres, e acho que os maridos não gostaram e vieram tirar satisfação”, explica o fotógrafo, que planeja continuar fotografando o continente e reunir esse trabalho em um livro.

Artigos relacionados