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Lentes Wide foram criadas especialmente para filmar close-ups do filme ‘Oppenheimer’

Christopher Nolan, diretor de Oppenheimer, filme favorito ao Oscar 2024, sempre teve um caso de amor com as câmeras IMAX. E para gravar seu mais recente sucesso, fez com que novas lentes Wide fossem criadas para gravar close-ups. Oppenheimer foi filmado inteiramente por câmeras IMAX 65mm e Panavision 65mm.

Anteriormente, as câmeras IMAX eram usadas ​​​​apenas para grandes tomadas de paisagem e nunca foram usadas para chegar perto de um ator fazendo suas falas – em grande parte por causa de quão incrivelmente barulhentas são as câmeras IMAX. Mas em um bate-papo recente com a Variety, o diretor de fotografia de Oppenheimer, Hoyte van Hoytema, explica que os close-ups só foram alcançados através da criação de novas lentes. Veja o vídeo abaixo (está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português nas configurações):

“Tradicionalmente, isso era muito difícil para as câmeras IMAX porque elas eram feitas para tomadas de paisagens e nenhuma das lentes grande angulares foi projetada para ter coisas próximas à câmera. Mas nosso guru de lentes mágicas, Dan Sasaki, da Panavision, ele refez e fez muitas lentes e realmente puxou essas faixas de foco muito próximas da lente. Ele colocou uma chave de fenda lá e começou a projetar e realmente fez essa lente que começamos a usar muito, com certeza, como dizemos, close-ups paranóicos ou aqueles tipos de fotos intimidantes na cara de Oppenheimer”, contou o diretor de fotografia durante a entrevista.

Hoyte van Hoytema, diretor de fotografia do filme ‘Oppenheimer’

Através das novas lentes, Hoyte van Hoytema, diz que nos sentimos muito mais próximos da cena. “São close-ups filmados com lentes de ângulo mais amplo, o que também cria uma perspectiva de profundidade muito mais forte. E porque estamos tão próximos, obtemos uma profundidade de campo muito menor… Portanto, este é mais um instrumento para controlarmos o foco do espectador para realmente concentrá-lo e realmente entender que estamos no espaço de alguém. Que não estamos apenas observando alguém, mas literalmente lá com a câmera.”

A cinebiografia de Christopher Nolan sobre J. Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica, recebeu 13 indicações ao Oscar 2024 e reimaginou o que é fazer cinema. Por exemplo, a Kodak revelou que fabricou o filme Eastman Double-X preto e branco em 65mm para uso com as câmeras de filme IMAX e Panavision System 65mm especialmente para ser usado nas gravações de Oppenheimer, uma inovação no setor.

Quem é Hoyte van Hoytema?

Hoyte van Hoytema é um premiado diretor de fotografia. Hoyte nasceu em 4 de outubro de 1971 em Horgen, Suíça. Aos 17 anos, ele tentou ingressar na Academia NFTA de Amsterdã, mas sem sucesso. Em vez disso, mudou-se para a Polónia e matriculou-se na Escola Nacional de Cinema de Łódź, onde estudou entre 1993 e 1997. Van Hoytema iniciou a sua carreira no cinema com projetos menores na Polônia, nos Países Baixos e na Noruega, até conhecer o produtor Malte Forssell, que o chamou para trabalhar na Suécia. Desde então, ele tem trabalhado em séries de TV e filmes consagrados como Interstelar, Dunkirk, Her e 007 Contra Spectre.

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