Tendência

Lente 50mm: 8 razões para ter uma cinquetinha f/1.8

A lente 50mm, famosa cinquentinha, é uma lente fundamental para quase todos os tipos de fotografia. Recentemente, inclusive, fizemos um post sobre as 3 lentes que se deve ter no início de carreira e uma delas era a lente 50mm f/1.8. Mas por que ter essa lente 50mm? O fotógrafo Laya Gerlock listou 8 razões para ter e comprar uma lente 50mm f/1.8:

1. A lente 50mm f/1.8 tem baixo custo e é leve

Se você tem uma Nikon ou Canon, a 50mm é uma das lentes mais baratas (veja aqui preços) que você pode comprar. É também uma ótima lente para se levar por aí porque não pesa quase nada.

2. É ótima para fotografar em condições de pouca luz

Por causa de sua grande abertura f/1.8, ela é uma ótima lente para fotografar à noite ou em situações onde há pouca luz.

lente 50mm 1.8

3. A lente 50mm f/1.8 deixa o fundo bem desfocado

Muitas pessoas compram uma DSLR porque querem o olhar, ou o aspecto, de fotografias que se vê em revistas ou on-line. O que, basicamente, trata-se da profundidade de campo muito rasa. Mas podem não conseguir a aparência que querem por estar usando uma lente do kit, por exemplo, uma 18-55mm f/4-5.6. Para conseguir esse tipo de profundidade de campo nas fotos abaixo, a resposta é: use uma lente 50mm f/1.8.

4. As fotos ficam bem nítidas

Para uma lente pequena e barata, ela é realmente muito nítida e essa é uma característica que todas pessoas querem na fotografia.

5. A lente lente 50mm faz um ótimo Bokeh

Se você deseja criar bokeh suave e cremoso, a lente 50mm f/1.8 é ótima.

lente 50mm efeito bokeh
Foto: Pexels

6. Gambiarra para fazer fotografia macro

A 50mm não é uma lente própria para macro, mas ela é versátil o suficiente e você pode usá-la para isso também. É possível fazer da seguinte forma (com muito cuidado, é claro): retire a lente do corpo da câmera, inverta a lente e segure-a em frente ao corpo da câmera.

A lente invertida para criar a fotografia macro
A lente invertida para criar a fotografia macro

Exemplo de fotos macro feitas dessa forma:

Foto: Laya Gerlock
Foto: Laya Gerlock
Foto: Laya Gerlock
Foto: Laya Gerlock

7. A parede de Bokeh

Uma configuração muito rápida ao fotografar produtos usada pelo fotógrafo Laya Gerlock: o que ele chama de “Bokeh Wall”, parede de Boke em inglês. Basta você ter uma folha de alumínio amassada e coloca no fundo, na parede. No caso da foto, Gerlock usou um flash com gel amarelo e colocou abaixo da mesa, apontando para o fundo, para a folha de alumínio, para acendê-la. Além disso, ele usou um pequeno softbox no lado direito do tema para a luz principal e um pequeno flash na parte traseira esquerda para a luz de contorno. A foto foi feita com abertura f/1.8 para criar este efeito.

lente 50mm efeito bokeh
Foto: Laya Gerlock
Setup para a "parede de bokeh"
Setup para a “parede de bokeh”
Setup para a "parede de bokeh"
Setup para a “parede de bokeh”

8. Bokeh com formatos

Normalmente as formas bokeh são redondas (como na dica 5), mas se você simplesmente colocar em frente à lente um papel preto com um formato cortado no meio (por exemplo, um buraco em forma de coração), você pode mudar a forma do bokeh.

Foto: Laya Gerlock
Foto: Laya Gerlock
Papel preto com buraco de formato "coração"
Papel preto com buraco de formato “coração”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.