A Leica acaba de anunciar sua nova câmera, a Leica SL (ou Typ 601), com sistema mirrorless (sem espelho), full-frame e com lentes intercambiáveis. E ela vem competir diretamente contra a Sony. “Um sistema de câmera mirrorless projetado para fotógrafos profissionais”, diz a empresa.
A Leica SL é construída para ser uma câmera resistente, feita de alumínio sólido e proteção contra mau tempo que mantêm a poeira, umidade e respingos fora da câmera. Com sensor de 24 megapixels CMOS full-frame, a Leica SL tem um máximo de ISO 50 mil. A montagem de lente é a L-mount, que suporta tanto lentes SL (full-frame, resistente à intempérie) e TL (crop) e depende da lente utilizada para estabilização de imagem. Apesar de tecnicamente a Leica M ser sem espelho, a empresa Leica afirma que a câmera SL é a primeira verdadeiramente voltada ao mercado das mirrorless. Ou seja, a 1º mirrorless da Leica.
Três lentes foram anunciadas para o novo sistema até agora: a Leica Vario-Elmarit-SL 24-90mm f/2.8-4, que será lançada com a câmera; a Leica APO-Vario-Elmarit-SL 90-280mm f/2.8-4 que deve chegar no início de 2016, e uma Leica Summilux-SL 50 milímetros f/1.4 que chega ao mercado no final de 2016.
Segundo a empresa, a Leica SL tem “o foco automático mais rápido do mercado”. O buffer de 2GB permite fotografar até 11 fotos de alta resolução por segundo. As imagens podem ser salvas simultaneamente em 8 bit JPEG e 14-bit DNG RAW no slots duplo de cartão de memória SD.
Na parte de trás do Leica SL, há um impressionante visor eletrônico (Eletronic View Finder – EVF) de 4,4 megapixels, 0.80x-de ampliação com uma nova tecnologia chamada Leica EyeRes. O EVF apresenta uma taxa de atualização tão alta que “é sempre suave e consistente”, diz a empresa. Pressione o obturador até a metade, e o EVF irá mostrar-lhe uma pré-visualização de exatamente a imagem que pode resultar do clique completo.
A tela LCD touchscreen tem 2,95 polegadas e 1,04 milhões de pontos, com um ângulo de visão de 170 graus. O vidro traseiro do LCD é resistente a arranhões e tem um revestimento anti-reflexo.
A Leica SL pode fazer vídeo 4K em 24/30 quadros por segundo e Full HD em 120fps. Ela também tem Wi-Fi e GPS nativos. A câmera estará disponível a partir 16 de novembro de 2015, com um preço de US$ 7.450. A lente 24-90mm f/2.8-4 vai ser lançada ao mesmo tempo por US$ 4.950.