Lançada no Brasil biografia de Vivian Maier

vivian-1

O livro Vivian Maier: uma fotógrafa de rua, biografia de uma das mais importantes fotógrafas americanas de cotidiano, ganha versão em português, pela editora Autêntica (136 págs., R$ 108). A primeira versão, na língua inglesa, foi publicada em 2011 pela editora PowerHouse Books, quatro anos após a morte de Vivian.

Vivian Dorothea Maier (1926-2009) foi uma babá profissional de Chicago que se especializou em fotografia de rua e vida urbana na era de ouro dos Estados Unidos. A fotógrafa registrava as ruas, pessoas e edifícios de Nova York, Egito, Itália e Pequim em seus dias livres. Realizou também diversos autorretratos. Os negativos da sua Rolleiflex foram descobertos em 2007 por John Maloof, responsável pela edição e apresentação da coletânea. Vivian sempre foi uma pessoa reservada e discreta, com um grande potencial fotográfico, que faleceu anônima e sem revelar nenhum de seus cliques. Foram encontrados 100 mil negativos que revelam as mudanças sociais e urbanas por volta de 1950. Maloof nem imaginava que, ao comprar uma caixa leiloada em Chicago por 380 dólares, estaria se deparando com registros tão valiosos.

O legado da fotógrafa inspirou Maloof a descobrir mais sobre o universo da fotografia e o instigou a descobrir o mistério da vida da fotógrafa. Para documentar a história de Vivian no livro e no documentário Finding Vivian Maier, o autor entrevistou casais que contrataram os seus serviços, crianças que de quem cuidou e vizinhos que se lembram dela. “Eu queria mesmo descortinar quem foi esta mulher, porque tirou tantas fotografias, o que a levou a isso e por que nunca o quis revelar”, conta Maloof.

vivian-4

vivian-3

vivian-2

autorretratos_vivian_maier 8

autorretratos_vivian_maier 6

autorretratos_vivian_maier 1

Artigos relacionados