Trajetória de Klaus Mitteldorf na Faap

75928_234580353338825_1332526517_n

Trinta anos de fotografia não é para qualquer um. Trinta anos e mantendo a relevância do trabalho, menos ainda. O paulistano Klaus Mitteldorf está revendo a sua contribuição para o segmento com uma exposição em cartaz na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo.

escola-focus-klaus-mitteldorfWork: Klaus Mitteldorf – Photographs 1983-2013 tem curadoria do pesquisador e professor da Faap Rubens Fernandes Junior e reúne fotografias, instalações e vídeos produzidos pelo artista paulistano, 60 anos redondos, ultimamente bastante envolvido com cinema – está produzindo dois longas: um chamado Rio-Santos e outro sobre o famoso “verão da lata”.

G1779602

A mostra faz um generoso levantamento do trabalho desse fotógrafo: foram elencadas 350 obras para contar a trajetória de Klaus Mitteldorf, que tem formação em arquitetura e trato com a fotografia desde criança. Na década de 1970, período não abrangido pela retrospectiva, Klaus começava a aparecer como fotógrafo de surfe e ainda produziu um documentário sobre o esporte em Super 8, coisa inédita até então.

Já dentro do arco da exposição, o fotógrafo inicia a década seguinte com estúdio montado em São Paulo e trabalhando com publicidade, segmento que projetou definitivamente o seu nome, rendeu-lhe prêmios importantes, como o Conrado Wessel em 2001, e conferiu fôlego para consolidar uma produção autoral festejada tanto dentro como fora do país.

Nas palavras de Rubens Fernandes Junior, trata-se de um dos trabalhos mais instigantes da nossa fotografia. A temporada de Work na Faap vai até 20 de 0utubro. O conjunto está no Museu de Arte Brasileira da instituição, na Rua Alagoas, 903, bairro Higienópolis, em São Paulo, e tem entrada gratuita.

O_Retrato_Ana_Paula_Arosio_-_por_Klaus_Mitteldorf

Homenagem-a-Fracis-Bacon-de-1993

Artigos relacionados