Klaus Mitteldorf filmará “verão da lata”

Klaus1
Trabalho “clássico” de Klaus Mitteldorf, que está dividido entre fotografia e cinema

O paulistano Klaus Mitteldorf, 60, anda às voltas com o cinema. O consagrado fotógrafo de moda e publicidade, que deve iniciar em breve as filmagens do road movie Rio-Santos, está com outro longa em andamento: um filme sobre o caso do derrame de latas de maconha no litoral brasileiro, em setembro de 1987, episódio que ficou conhecido como o “verão da lata”.

Klaus pretende lançar o filme em 2017, quando o caso fará 30 anos. O filme se baseará na história dos tripulantes do Solana Star, pesqueiro que saiu da Ásia e, após 65 dias de viagem, foi acossado pela Guarda Costeira próximo a Angra dos Reis (RJ).

Com isso, a tripulação se viu obrigada a se aliviar de 18 toneladas de maconha enlatada. Jogada ao mar, a carga flutuou ao sabor do vento e assolou o litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, fazendo a alegria de muita gente.

Conforme adiantou ao UOL, o fotógrafo irá abordar algumas polêmicas, como sumiço de quatro toneladas de maconha (no Solana havia 22 toneladas), porém ele prefere manter o suspense: “É um filme que deve fazer a cabeça da galera”, brincou.

Apesar das suas incursões no universo da tela grande, Klaus Mitteldorf não descuidou da fotografia. Ele prepara o lançamento de um livro de luxo para comemorar seus 30 anos de carreira, que por sinal tiveram início fotografando surfe e skate. Junto com isso será inaugurada uma retrospectiva com 256 imagens na Faap, em São Paulo, a partir de 14 de setembro.

Artigos relacionados