Joseph Szabo: fotos da melhor época da vida

Jovem parece igual em qualquer lugar ou época. As mesmas inquietações, dúvidas e descobertas, o mesmo afã de pertencer e também de parecer que, no fim das contas, não é como todo mundo. Algumas épocas e lugares, porém, são emblemáticos e impõem à juventude rupturas e desafios, ampliam horizontes ou os encurtam. Ungem os jovens com uma aura mítica que o tempo só faz ressaltar.

iPhoto Channel_Joseph Szabo 4

O tempo e as imagens. O site Hypeness lembrou o trabalho de Joseph Szabo, um fotógrafo e professor de fotografia em Long Island, nos Estados Unidos, que se notabilizou por documentar a juventude nos início dos anos 1970.

Szabo começou seu trabalho fotografando seus alunos na escola Malverne como uma forma de praticar seu ofício e de diminuir a distância normalmente existente entre mestre e aluno.

A ideia deu tão certo que logo Joe, como era conhecido pela rapaziada, passou a acompanhá-los fora da escola e em suas celebrações. Essa proximidade permitiu que ele realizasse um registro íntimo e bastante autêntico do cotidiano, das “neuras” e loucuras juvenis daquela época.

O tema, de certa forma, fisgou Joe Szabo, que seguiu pela década seguinte realizando projetos relacionados com os jovens. O trabalho original foi publicado em 1978, como Almost Grown (Quase Adulto, em tradução livre). Vinte anos depois, saiu Teenage, Rolling Stones Fans e Jones Beach.

Segundo reportagem da revista Time, citada pelo Hypeness, a obra de Szabo é uma celebração da experiência adolescente: “Suas fotografias nos fazem lembrar os melhores dias de nossas vidas”, afirma Phil Bicker, autor da matéria. Para o fotógrafo, trata-se do registro dos “anos de desejo inquieto e desabrochar da sexualidade. O mundo da escola, estacionamentos, esquinas e a cultura exclusivamente americana em que todos nós crescemos”. Um trabalho, portanto, carregado de nostalgia. Abaixo, uma pequena amostra (clique aqui para ver mais fotos dessas séries):

iPhoto Channel_Joseph Szabo 6

iPhoto Channel_Joseph Szabo 1

iPhoto Channel_Joseph Szabo 5

iPhoto Channel_Joseph Szabo 2

iPhoto Channel_Joseph Szabo 3

poses-perfeitas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *