Tendência

Fotógrafo brasileiro Jonne Roriz é um dos vencedores do Siena International Photo Awards 2022

Siena International Photo Awards (SIPA), um dos concursos de fotografia mais importantes do mundo, anunciou os vencedores da edição 2022. E para nossa alegria e orgulho, o fotógrafo brasileiro Jonne Roriz foi o vencedor da categoria Esportes de Ação.

Chamada de “Procurando Nemo”, a imagem mostra a nadadora brasileira Ana Marcela Cunha durante a final da Maratona de 10km nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Parque Marinho de Odaiba. De forma surpreende e impressionante, um pequeno peixe salta para fora da água, se esquivando da braçada da atleta. Veja abaixo a incrível foto capturada por Jonne Roriz:

Fotógrafo Jonne Roriz
Procurando Nemo | Foto: Jonne Roriz

Quem é Jonne Roriz? Radicado em São Paulo, é fotógrafo profissional há mais de 18 anos e especializado em esportes, produções subaquáticas, retratos, reportagens, viagens, fotografia corporativa e industrial. Possui mais de 30 prêmios nacionais e internacionais e cobriu todos os grandes eventos esportivos do mundo, incluindo: Jogos Olímpicos de Atenas/2004, Pequim/2008 e Londres/2012, Alemanha Copa do Mundo/2006 e África/2010, Jogos Pan-Americanos da República D./2003, Rio/2007 e Guadalajara/ 2011. Se você gosta de boa fotografia, Jonne Roriz deve estar sempre na sua lista de inspiração.

Fotógrafo Jonne Roriz
O fotógrafo Jonne Roriz

Agora, veja abaixo também as outras impressionantes imagens e suas histórias vencedoras do Siena International Photo Awards 2022:

Foto vencedora no geral

A foto vencedora no geral foi capturada pelo fotógrafo grego Konstantinos Tsakalidis. A imagem intitulada “Mulher de Evia” retrata o desespero de Kritsiopi Panayiota, uma mulher de 81 anos, enquanto as chamas se aproximam de sua casa durante os graves incêndios florestais que atingiram a Grécia no verão de 2021 e causou grandes danos ambientais no país.

A imagem, que foi selecionada entre dezenas de milhares de imagens enviadas por fotógrafos de 140 países, estará em exibição em Siena de 1º de outubro a 20 de novembro, juntamente com as fotos vencedoras das 12 categorias do SIPA 2022, o Creative Photo Awards , Drone Photo Awards e as exposições individuais do dinamarquês Siddiqui (fotógrafo indiano morto em 16 de julho de 2021 enquanto documentava o combate entre as tropas afegãs e o Talibã), além de exposições com o trabalho de Ami Vitale, Dan Winters e Peter Mather.

Mulher de Evia | Konstantinos Tsakalidis

Fotografia de rua

“Vestido como um detetive de tempos passados, um cavalheiro está passando por uma nuvem de vapor subterrâneo subindo de baixo da East 37th Street, em Nova York. Ao fundo, arranha-céus e edifícios antigos completam o quadro.”

Casaco Esfumado | Michael Kowalczyk

Viagens e aventuras

“Nagarbari Ghat é um dos portos fluviais mais movimentados do país. Importadores de fertilizantes, grãos alimentícios, carvão e cimento usam essa rota para facilitar o transporte. Normalmente, os trabalhadores trabalham aqui o dia todo para descarregar os produtos dos navios. Eles carregam as malas e são pagos por mala no final do dia.”

Trabalho | Rahat Bin Mustafiz

Rostos e personagens fascinantes

“Este retrato foi feito para a National Geographic para promover a iniciativa Women for Bees de Angelina Jolie no Dia Mundial das Abelhas. Todos no set tiveram que usar um traje de abelha completo. O feromônio real da abelha rainha foi aplicado em Angelina para fazer as abelhas se reunirem lá. Angelina ficou perfeitamente imóvel por 18 minutos sem uma picada”.

Angelina Jolie e abelhas número 1 | Dan Winters

A beleza da natureza

“Uma linha de pequenas crateras em erupção no oeste da Terra do Gelo e do Fogo. Um rio de lava guia o olho do espectador, enquanto uma fumaça espessa sobe alto no céu. Ver uma erupção vulcânica, ouvi-la e cheirá-la e sentir o calor inacreditável na pele é uma experiência única.”

Caminho para o Inferno | Nadine Galandi

Animais em seu ambiente

As mães ursas, em particular, são muito carinhosas com os filhotes. Hoje, devido às mudanças climáticas, os ursos precisam viajar distâncias maiores para procurar comida e sobreviver. Às vezes, a mãe deve segurar seu filhote ao seu lado enquanto procura a próxima área de caça.

Mãe, Terno Amor | Amos Nachoum

Arquitetura e Espaços Urbanos

“Diz-se que os edifícios são assuntos sem vida. No entanto, como fotógrafo de arquitetura, o autor pensa que é exatamente o contrário. O título desta imagem conta uma história diferente: a de um edifício de bolinhas com um telhado sorridente. A lua completa a face deste Coringa de tijolos.”

Sorriso Coringa | Muhammad Almasri

Documentário e Fotojornalismo

“Mesmo em 2020, enquanto todos lutamos contra o COVID, o mundo não parou: as pessoas continuaram fugindo das guerras e da pobreza, buscando um futuro melhor e colocando suas vidas em risco. No Mar Mediterrâneo, mesmo os socorristas, liderados pela esperança, não pararam”.

Grandes esperanças | Fabrizio Maffei

Fotógrafos abaixo de 20 anos

“Uma menina, de expressão triste e lábios pintados de batom, é modelo para uma sessão de fotos. O conceito da foto é revolucionado com a chegada de um passarinho curioso. Seus lábios coloridos atraem um caçador de aranhas, imortalizado em voo.”

Beije-me | Rafael Gunawan

Vida subaquática

“Nesta fase de sua vida, os cavalos-marinhos juvenis costumam se mover segurando qualquer objeto flutuante com suas caudas. Às vezes, eles agarram e nadam em um pedaço de grama marinha, alga marinha ou em um pedaço de plástico. Desta vez, o jovem cavalo-marinho se move usando a pena de uma gaivota.”

Vou Voando, Venho Voando | Francisco Javier Múrcia Requena

Leia também: Brasileira vence concurso internacional de fotografia com celular com imagem que tinha apenas 234 likes

Artigos relacionados