Se existe uma coisa que a maioria dos fotógrafos não gosta é quando os clientes ou modelos querem assumir o controle das fotos e lhe dizer como devem ser feitas as fotos. Foi o que fez essa semana a cantora e atriz Jennifer Lopez durante um evento em Nova York.
Em um vídeo compartilhado pela revista Glamour, no Twitter, Jennifer Lopez foi gravada dando instruções detalhadas de como um fotógrafo deveria fotografá-la. E não bastasse a atitude pouco adequada da cantora com o fotógrafo, tentando lhe ensinar como encontrar os melhores ângulos, a revista ainda escreveu um infeliz texto para divulgar o vídeo: “Jennifer Lopez é toda mulher tentando fazer com que seu namorado tire uma única foto legal dela”. Veja abaixo:
Primeiro, Jennifer Lopez pede para o fotógrafo se abaixar e depois pra fotografá-la de baixo para cima, pois nesse ângulo ela “parecerá mais alta” nas imagens. A cantora gesticula para a câmera e diz ao fotógrafo: “Você tem que apontar para cima. Você tem que apontar, isso”. Quando ela fica feliz com o ângulo da câmera, a cantora coloca a mão no quadril e posa alegremente para o fotógrafo fazer um retrato de corpo inteiro.
Horas depois, Jennifer Lopez postou em seu perfil no Instagram algumas fotos de sua participação no evento, porém, não ficou claro se eram as imagens que ela fez a direção, mas provavelmente sim. Na postagem as fotos foram creditadas a Getty Images, um dos maiores bancos de imagens do mundo.
A atitude da cantora está se tornando cada vez mais comum nos Estados Unidos. Lá surgiram especialistas em poses, que ensinam atrizes, modelos e pessoas influentes como devem ser fotografados. Então, na hora das fotos, ao invés do fotógrafo fazer a direção, as próprias pessoas querem controlar os ângulos e poses. E isso, para quem entende de fotografia, sabe que é uma postura arriscada.
Primeiro, por que desvaloriza e subestima o conhecimento e capacidade do fotógrafo profissional de encontrar os melhores ângulos para destacar a beleza de cada pessoa. Sem falar que a pessoa que está sendo fotografada não consegue ver toda a composição da cena e qual é o melhor aproveitamento da luz. Ou seja, a pessoa está preocupada apenas com as poses e não com o conjunto de elementos da fotografia que criam grandes imagens.
Leia também: Melhores Poses para fotos: 20 ideias incríveis