Retratos de famosos em livro de Jairo Goldflus

Gisele Bündchen, fotografada por Jairo Goldflus

O fotógrafo paulistano Jairo Goldflus, 45 anos, em paralelo aos seus trabalhos para publicidade, montou uma galeria de retratos de pessoas famosas. As fotos atulham as paredes do seu estúdio, na Vila Olímpia, em São Paulo. E a partir do dia 3 de dezembro, vão estar também nas livrarias, no seu primeiro livro, Público (Editora Livre, R$ 250).

O livro tem 145 imagens e reúne imagens de atores, músicos, estilistas, escritores, modelos e esportistas, naquilo que Jairo chama de “um documento para daqui a 20 ou 30 anos”.

Cauã Reymond travestido de Courtney Love
Jairo captou toda a irreverência da roqueira Rita Lee

Ele começou a colecionar esses retratos há oito anos. A maioria feita após algum trabalho para publicidade ou teatro. No último ano, porém, o fotógrafo passou a convidar as personalidades exclusivamente para retratar, e assim completar sua galeria de personagens representativas de nosso tempo, conforme ele vê essa galeria de rostos famosos.

Alguns dos mais interessantes retratos mostram as pessoas fora do seu “comum”, ou representando alguma outra personalidade. Exemplos disso são o ator Cauã Reymond, transformado na roqueira Courtney Love, ou Carmo Dalla Vecchia, que aparece como Ozzy Osbourne, enquanto que Regina Duarte está irreconhecível como um palhaço.

Outras imagens, porém, associam o retratado aos elementos que formam sua personalidade. Entre uns e outros, se destaca a habilidade de Jairo Goldflus como retratista.

Armyr Klink, Antônio Fagundes, Jair Rodrigues, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Ronaldo “Fenômeno” e Sebastião Salgado são alguns outros nomes que compõem sua extensa galeria e que aparecem em Público.

Isabeli Fontana em estilo clássico

Artigos relacionados