iPhoto lança sua nova identidade visual

O Brasil e o mundo da fotografia passam por mudanças constantes. Dia-a-dia há inovações, novas formas de se relacionar, de se posicionar. E a identidade visual de toda marca ou fotógrafo reflete exatamente o posicionamento da empresa em um período específico de sua história. Para reforçar sua filosofia, adicionar novos conceitos do seu presente e convicções para o seu futuro, a iPhoto apresenta sua nova identidade visual para todas suas plataformas: iPhoto Channel, iPhoto Store e iPhoto Play.

Pelo criador da iPhoto, Altair Hoppe
“Eu sempre me entendi como uma pessoa apaixonada por fotografia, e o nome iPhoto eu criei associando o ‘I’, que inglês significa ‘eu’, com a palavra ‘photo’, também em inglês. A ideia era representar a vivência da maioria dos profissionais que literalmente vivem a fotografia a todo o momento, sintetizando a expressão ‘eu sou fotografia’. E escolhemos compor esse nome em inglês pois isso faria com que tivéssemos as portas abertas para que a empresa se expandisse a nível internacional no futuro.
Optamos por adicionar uma lente fotográfica como parte da palavra ‘iPhoto’, para representar o olhar do fotógrafo já que todos os nossos produtos, desde os livros até os congressos, são pensados para a evolução de cada profissional. Há quase dez anos, quando nós fundamos a iPhoto e criamos a marca, a sonoridade do nome ‘iPhoto’ remetia à tecnologia e por esse motivo também escolhemos a cor verde que está bastante ligado ao século XXI. Quando um aparelho eletrônico está ligado ou quando uma bateria está totalmente carregada, se acende uma luz de cor verde. E era essa a sensação que nós queríamos passar: a iPhoto era uma empresa nova e que chegava com carga total para renovar o mercado da fotografia.
A iPhoto hoje é uma empresa bem posicionada no mercado. A nossa filosofia continua tendo a mesma essência, mas os conceitos mudam com o passar do tempo e o redesign da marca é muito importante para representar e adequar a empresa a esse novo momento. Em quase uma década, nós realizamos muitas coisas bacanas e crescemos muito, e a nova logo vem mais encorpada para representar essa maior presença que a iPhoto conquistou no mercado.
Hoje a marca deixa de levar a palavra “editora” porque somos muito mais do que éramos quando começamos, e passamos a levar apenas o nome ‘iPhoto’. Estamos entrando em uma nova fase da empresa, criando muitas coisas novas e incríveis, e essa nova imagem também representa isso. Estou muito satisfeito com o resultado, e trabalhar em parceria com uma profissional do design que estudou especialmente para isso agrega muito valor à essa nova marca, que representa quem somos hoje.”

Pela designer, Beatriz Moraes
“Trabalhar no projeto da nova marca iPhoto foi uma honra. Meu relacionamento com a empresa começou em 2012, e desde o início tive um carinho muito grande por essa equipe maravilhosa, como já contei aqui no iPhoto Channel. Por isso, construir a nova identidade visual para essa empresa que eu gosto tanto foi, também, abraçar uma grande responsabilidade.
Ao lado do Altair Hoppe e a equipe de comunicação, definimos que a ideia principal era uma marca que ainda trouxesse consigo a essência da iPhoto, mas que trouxesse um ar de modernidade para a empresa e se adaptasse com facilidade para as múltiplas plataformas em que ela está presente.
Ao definirmos a paleta de cores, partimos da tonalidade de verde que já era empregada na letra “i” da antiga logo. Criamos uma paleta com tons de verde e azul, que estão muito próximas no círculo cromático e por isso são chamadas de “análogas” e se complementam bem. O verde transmite a ideia de vitalidade, juventude, equilíbrio e criatividade. Já o azul traz confiança, segurança e remete ao intelecto. Ou seja, nós traduzimos em cores as combinações de sucesso que a iPhoto já faz em todos seus produtos.

“Ou seja, nós traduzimos em cores as combinações de sucesso que a iPhoto já faz todos os dias.”

Para modernizar a marca e tornar sua aplicação direta, optamos pelo flat design. Dessa forma, elementos com 3D ou sombras foram retirados para que a marca tenha maior poder de lembrança entre o público. Em conjunto, a tipografia escolhida também deveria ser direta, clara, moderna e, principalmente, de fácil leitura. Por fim, temos a construção do símbolo. Optamos por repaginar a lente de câmera que fazia parte da antiga logo, deixando-a mais subjetiva. As mudanças acompanham sua aplicação cromática, tornando a marca mais forte, seja qual seu meio adotado.

Estou muito orgulhosa desse trabalho, não apenas pelo resultado visual do logo, mas pela importância que ele carrega. A iPhoto tem uma filosofia de trabalho que eu admiro e compartilho. Foi muito bacana poder fazer parte da história dessa empresa incrível, que tanto contribui com o mundo da Fotografia.”


E finalmente temos a nova logo da iPhoto! A identidade visual foi renovada para marcar uma nova fase da iPhoto, repleta de sucessos e amor pela fotografia.
E aí, curtiu? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários!

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Parabéns, a renovação deve ser sempre constante em todos os aspectos da vida, gostei da nova logo.