Interpretações da identidade em exposição

O espaço cultural do Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, inaugura nesta sexta (15), às 19 horas, a exposição coletiva Projeto Identidade. Com curadoria de Osvaldo Carvalho, a mostra reúne trabalhos, na maioria inéditos, de vinte artistas.

Segundo o curador, foi proposto aos participantes que apresentassem a sua ideia sobre o conceito de identidade. “Mas acabamos nos deparando com a complexidade dessa investigação e o resultado surpreendeu a todos”, afirma Carvalho.

Nem todos os convidados são fotógrafos. Participam, entre outros, Alex Flemming, Cristina Amiran, Felipe Barbosa, Geraldo Marcolini, Gisela Milman, Marco Antonio Portela e Pedro Paulo Domingues.

O ponto de partida adotado foi o retrato. Alguns optaram pelo autorretrato, enquanto outros se apropriaram de imagens às quais se misturaram ou interferiram realizando um retrato híbrido; alguns apresentaram apenas uma silhueta, ou uma sombra, ou um espectro, e assim se fez um universo múltiplo de interpretações da identidade, exprimindo suas pesquisas e questionamentos e desenvolvendo o conceito de memória, afeto, história, resgate, cultura, discurso etc.

Projeto Identidade fica em cartaz até 27 de abril. A entrada é franca. O endereço: Avenida Pasteur, 453, Urca.

Artigos relacionados