Tendência

Inteligência Artificial, definição em termos simples

A inteligência artificial (IA) é um tema que tem sido discutido na filosofia e na ficção científica há muitas décadas, mas rapidamente se tornou uma realidade. Em 2022, a IA se tornou um nome familiar, dominando as notícias todos os dias, com empresas como a OpenAI e o Google investindo bilhões de dólares no desenvolvimento de mais e mais aplicações de IA, como o ChatGPT, Bard, Midjourney, etc. Mas entender profundamente o que é inteligência artificial, por isso, vamos fazer uma definição em termos mais simples e fácil de você entender.

Quando as pessoas são questionadas sobre inteligência artificial, geralmente pensam em filmes de sucesso como O Exterminador do Futuro ou acham que a partir de agora temos robôs que podem trabalhar e tomar decisões em nosso lugar. Embora haja grandes avanços na automatização com IAs, principalmente nas indústrias, a inteligência artificial não veio para nos substituir, mas sim para nos auxiliar em muitas tarefas repetitivas, perigosas ou no fornecimento de informações de maneira mais rápida. Não à toa, a Alexa, virou um acessório fundamental para muitas pessoas para controlar iluminação em casas, ligar o ar condicionado, tocar músicas, dar a previsão do tempo, etc. Sem falar, nos rôbos para limpeza de casas.

De forma simples, o que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial, definição em termos simples

A inteligência artificial envolve o uso de computadores para realizar tarefas que tradicionalmente requerem inteligência humana. Mas o que exatamente é isso e por que estamos tão entusiasmados com isso?

A inteligência artificial é a ciência que cria máquinas que podem pensar e agir como humanos. O objetivo da IA é ser capaz de fazer coisas como reconhecer padrões, tomar decisões e julgar de maneira similar a uma pessoa. Para fazer isso, precisamos inserir muitos dados nelas e elas precisam passar por um processo chamado “aprendizado de máquina”, da mesma maneira como acontece com uma criança que precisa ir à escola para aprender a ler, escrever, fazer cálculos, etc.

O Que é Aprendizado de Máquina?

O aprendizado de máquina (Machine Learning) é um subconjunto da inteligência artificial e é uma ciência que faz com que os computadores aprendam e ajam como os humanos. Na programação tradicional, um computador recebe dados de entrada e um algoritmo para produzir uma saída.

Desde o advento do aprendizado de máquina, a programação se tornou mais fácil. Antes de o aprendizado de máquina se popularizar, os programadores tinham que escrever instruções para cada programa que desejavam que seu computador executasse. Se houvesse uma variável que não estava definida nessas regras e condições, o código pararia de funcionar completamente – é por isso que devemos usar tecnologias como o aprendizado de máquina.

O aprendizado de máquina nos permite dar algumas sugestões básicas sobre como certas coisas devem ser feitas e deixar espaço para mais possibilidades para que nossos programas possam aprender com outros conjuntos de dados também!

O Que é Aprendizado Profundo?

O aprendizado profundo (Deep Learning) pode processar, interpretar e usar conjuntos de dados muito maiores e mais complexos. O aprendizado profundo é um subconjunto do aprendizado de máquina e, como resultado, pode realizar tarefas muito mais complexas.

O aprendizado profundo é a tecnologia de inteligência artificial mais avançada e sofisticada. Por exemplo, ele permite que o Google forneça um resultado de pesquisa especificamente adaptado às suas necessidades, não apenas algo que eles acham que todos podem querer saber. O aprendizado profundo vai um passo além, permitindo ao Google informar sobre o que outras pessoas estão pesquisando também.

Existem ótimos exemplos práticos de como o aprendizado profundo está nos ajudando. Na agricultura, o aprendizado profundo ajuda a prever o rendimento das safras. Os níveis de água e as doenças das plantas podem ser detectados para que os agricultores possam responder a tempo. No seguro, o aprendizado profundo ajuda a determinar os danos quando os carros se envolvem em acidentes de trânsito. Isso é possível porque o aprendizado profundo pode ensinar um computador a identificar peças de carros danificadas, fazer previsões sobre quanto custará para os reparos e fazer estimativas sobre o que acontecerá.

O futuro com a inteligência artificial

Quando pensamos em inteligência artificial, muitas imagens futuristas vêm à mente. No entanto, a IA está se tornando rapidamente uma parte padrão de nossas vidas cotidianas, e as empresas precisam aprender a aproveitar essa tecnologia poderosa em suas operações comerciais. No futuro, a IA, o aprendizado de máquina e o aprendizado profundo serão capazes de fazer muito mais do que podem hoje. Eles também terão um impacto maior em nossas vidas, desde as mídias sociais até os telefones celulares, veículos autônomos, dispositivos vestíveis, assistentes domésticos, chatbots e muitos outros.

Atualmente estamos na era das tecnologias inteligentes, onde não precisamos nos mover ou tocar em nada para concluir uma tarefa. Tudo pode ser feito com um simples comando de voz. E, num futuro breve, com mais dados disponíveis, especialmente na nuvem, as IAs se tornarão ainda mais inteligentes e capazes de fazer mais coisas por nós.

Artigos relacionados