Instagram

3 dicas de marketing para um Instagram de sucesso

Livros de fotografia

1 – Não compre seguidores

É cada vez mais comum nos depararmos com perfis recém abertos que rapidamente ganharam muitos seguidores, quando na verdade eles foram comprados. E qual o problema?

Imagine que você tem uma banda e está divulgando um show, 500 pessoas curtiram aquela foto da divulgação, são possíveis 500 pessoas que irão no seu show, mas quando chega o dia da verdade não vai ninguém, ou bem menos do que você esperava. Comprar seguidores para obter curtidas – muitas automações fazem isso – é uma mera ilusão. Você não vai receber orçamentos porque tem muitos seguidores, mas sim porque o seu trabalho é bom e chama atenção.

2 – Construa uma comunidade

O que faz dos grandões do Instagram continuarem ativos, ganhando dinheiro e sendo cada vez mais famosos? A comunidade que eles criaram. É uma tarefa fácil? Não, exige esforço e dedicação.

Criar uma comunidade é quando você consegue juntar um monte de gente que tem o mesmo interesse pra falar sobre um assunto ou mais. Os canais do YouTube são um bom exemplo porque essa plataforma é monetizada, diferente do Instagram onde você ganha por publicidade. Portanto um vídeo com milhares de visualizações vai receber um certo valor. E o que faz as pessoas assistirem aos vídeos? O conteúdo.

Encontre algo que te motive dentro da fotografia. Fale sobre técnicas que você gosta e anda aprendendo. Teste técnicas novas e apresente aos seus seguidores, tudo bem se você falhar nas redes sociais o mundo quer pessoas reais e conteúdos reais.

3 – Não use robôs de automação

O caminho da perdição é longo dentro do processo de crescimento no Instagram mas vale muito a pena, então não vá se perder por aí. Em algum momento alguém vai te oferecer os BOTS, os famosos robôs de automação. As funções são variadas, eles podem seguir e deseguir pessoas, deixar comentários em fotos alheias, responder comentários e etc.

Mas funciona que nem aquela historinha da banda que comprou seguidores no tópico 1, nada disso é real. Já aconteceu nessas histórias de internet de um surgir um comentário como “hahah isso é incrível” em uma foto postada em homenagem à avó falecida de uma pessoa. Os robôs não identificam sentimentos nos textos de internet, eles não sabem do que se trata, eles são robôs e saem deixando comentários em seu nome para gerar engajamento.  A melhor maneira é fazer isso manualmente, gerando um engajamento de verdade e criando uma conexão com seus seguidores.

Se você está pensando em comprar seguidores ou usar robôs no Instagram, por favor, considere essas dicas. Vale mais a pena você demorar um pouco para atingir o objetivo e ele chegar de forma verdadeira, do que burlar as regras da ética.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

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