Tendência

Inscrições gratuitas para concurso internacional de fotografia

Estão abertas as inscrições para o Weather Photographer of the Year 2021, concurso internacional de fotografia sobre o clima e meteorologia. Então, se você faz fotos da chuva, neblina, raios, arco-íris, nuvens ou mudanças climáticas de maneira geral pode participar do concurso. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de junho de 2021 no site do concurso. Os vencedores irão dividir um prêmio de mais de R$ 12 mil em dinheiro.

concurso internacional de fotografia sobre o clima
Foto: Lori Grace Bailey

A competição é organizada pela Royal Meteorological Society é a Sociedade Profissional e Aprendida do Reino Unido em parceria com AccuWeather, um dos institutos meteorológicos mais conhecidos e confiáveis ​​em todo o mundo. O Weather Photographer of the Year permite a inscrição em três categorias: Fotógrafo meteorológico do ano, Jovem fotógrafo meteorológico do ano (para fotógrafos de 13 a 17 anos) e Fotógrafo meteorológico do ano (celular). Os fotógrafos podem enviar até 5 imagens para cada uma das três categorias.

“Não passa um dia sem uma conversa sobre o clima, ele afeta muito o nosso dia a dia. E também é fantasticamente retratado em fotos para registrar o que está acontecendo ao redor do mundo”, dizem os organizadores. Veja abaixo algumas perguntas frequentes e dúvidas sobre o concurso:

Foto: Vu Trung Huan

Há quanto tempo as imagens enviadas precisam ter sido tiradas?

As imagens deveriam ter sido tiradas nos últimos cinco anos a partir da data de encerramento do concurso – ou seja, desde 29 de junho de 2016.

Foto: Maja Kraljik

As imagens podem ser tiradas com um telefone?

Sim, as imagens podem ser tiradas em qualquer dispositivo capaz de produzir uma imagem digital com qualidade. Além disso, há uma categoria dedicada ao celular na premiação deste ano, que aceita apenas imagens tiradas em um celular ou tablet.

concurso internacional de fotografia sobre o clima
Foto: Gareth Mon Jones

Posso inscrever uma foto que já ganhou outro prêmio de foto?

Fotografias que ganharam um concurso nacional ou internacional (vencedor, vice-campeão, pré-selecionado ou elogiado) ou estão inscritas em um concurso nacional ou internacional onde os resultados estão pendentes, não são elegíveis para inscrição.

Posso enviar imagens em preto e branco?

Sim, as imagens podem ser enviadas em cores ou em preto e branco.

concurso internacional de fotografia sobre o clima
Foto: Hugo Begg

Posso enviar imagens retocadas?

Sim, as imagens certamente podem ser retocadas, mas é fundamental para a integridade dos prêmios que as inscrições não enganem o espectador ou tentem disfarçar ou representar mal a realidade de uma cena. Portanto, algumas restrições ao uso de manipulação digital de imagens se aplicam.

As imagens enviadas para o Weather Photographer of the Year 2021 devem mostrar essencialmente a cena e os assuntos como foram filmados e não devem combinar vários elementos diferentes em um quadro. Inscrições que usem temas ou fundos fundamentalmente diferentes reunidos em uma imagem não são permitidas, mesmo que você mesmo tenha filmado todos os componentes.

Exemplos do que não é permitido:
– o uso de pacotes de substituição do céu e software
– incorporação de outros elementos climáticos em uma cena que não estavam na cena original, incluindo (mas não se limitando a) relâmpagos, nuvens, chuva, tornados, ondas e arco-íris.
– incorporar pessoas ou animais em uma cena que não estava na cena original.

concurso internacional de fotografia sobre o clima
Foto: Rudolf Sulgan

Como devo preparar minhas imagens para envio?

Tipo de arquivo

As imagens devem ser salvas como jpegs na mais alta qualidade disponível, com um perfil de cor anexado. Os perfis de cores RGB ou sRGB são recomendados. Digitalizações digitais de filme também são elegíveis, desde que atendam a essas diretrizes técnicas.

Tamanho e redimensionamento da imagem

Embora nenhum tamanho de imagem seja rejeitado no upload, pode ser necessário imprimir as imagens vencedoras e, portanto, devem ter qualidade suficiente para permitir isso. Portanto, é aconselhável que as imagens medam no mínimo 2.500 pixels no lado mais curto após qualquer corte. Quando as imagens enviadas forem menores do que isso, será assumido que este é o maior tamanho de imagem disponível para o fotógrafo e pode afetar as chances de vitória dessa imagem. O envio de tamanhos de arquivo maiores é encorajado, se disponível.

Existem tutoriais on-line sobre o Photoshop e outros softwares de imagem que mostram como redimensionar uma imagem da melhor maneira.

concurso internacional de fotografia sobre o clima
Foto: Joann Randles

Manipulação de Imagem

Os fotógrafos podem fazer uso razoável de técnicas de câmara escura digital que aumentam a qualidade, mas não distorcem a fotografia. Grandes alterações devem ser evitadas, embora a clonagem / remoção de elementos em uma imagem seja permitida, desde que isso não altere fundamentalmente a interpretação provável da imagem.

O ajuste de níveis, curvas, equilíbrio de cores, saturação de cores, evasão e queima, ajustes seletivos usando camadas e manchas e remoção de manchas de poeira são todos exemplos de manipulação aceitável.

Você pode cortar sua imagem para fins de composição, correção de horizontes, etc., mas sua imagem cortada deve ter pelo menos 2.500 pixels no lado mais curto, caso seja selecionada para publicação.

Uma cópia do arquivo original da câmera e uma captura de tela do seu software de indexação mostrando outras imagens da mesma foto podem ser solicitadas para todas as imagens incluídas na lista restrita. Nós nos reservamos o direito de eliminar as inscrições quando tal solicitação for ignorada ou onde houver suspeita de violação das regras.

Gostou da dica deste concurso? Então, veja neste link todos os concursos de fotografia com inscrições abertas que postamos recentemente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *