Tendência

Inscrições gratuitas para concurso de fotografia sobre o impacto da bituca no meio ambiente

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural de Fotografia “Bituca é plástico: Impacto ambiental do tabaco e poluição plástica”. As inscrições são gratuitas e podem participar fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil. O objetivo do concurso é mostrar através de fotos o impacto ambiental causado por bitucas de cigarro no meio ambiente.

O concurso permite o envio de duas fotos por inscrito nas categorias Jovens (-18 anos) e Adultos (+18 anos). Os vencedores ganharão como premiação um aparelho celular com câmera quádrupla e também uma smart speaker com Alexa. Veja aqui o regulamento completo.

Inscrições gratuitas para concurso de fotografia sobre o impacto da bituca no meio ambiente
Foto de Maksim Goncharenok no Pexels

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho de 2022 no site do concurso (link aqui) e está sendo promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas e pela ACT Promoção da Saúde, uma organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física.

Por que a Bituca é tão prejudicial ao meio ambiente?

Inscrições gratuitas para concurso de fotografia sobre o impacto da bituca no meio ambiente
Foto de Βασίλης Ταραμανλής no Pexels

As bitucas são um dos itens mais poluentes do mundo e as embalagens dos produtos de tabaco também resultam em dois milhões de toneladas de resíduos sólidos todos os anos, no planeta. Os filtros são o item mais descartado em todo o mundo – são 4,5 trilhões de bitucas por ano, que correspondem a aproximadamente 766,6 milhões de quilos de lixo tóxico a cada ano. Também são o lixo plástico mais comum nas praias, tornando os ecossistemas marinhos mais suscetíveis a riscos e mortes.

Shutter Stock Shutter Stock

Quando as bitucas são descartadas de forma inadequada, os filtros são decompostos por fatores como luz solar e umidade e liberam microplásticos, metais pesados e muitos outros produtos químicos, impactando a saúde e o ecossistema. Os microplásticos entram na cadeia alimentar e estão associados a sérios impactos na saúde humana e animal, podendo afetar o desenvolvimento cerebral, taxas de respiração, genética e muito mais. Por isto, o tema “Tabaco: Ameaça ao Meio Ambiente” foi escolhido pela OMS para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco.

Veja neste link outros concursos com inscrições abertas que publicamos recentemente aqui no iPhoto Channel.

Artigos relacionados