Concurso de Fotografia Fotojornalismo

Inscrições abertas para o Prêmio Esso

Ganhar um Esso – o nosso Pulitzer – cai muito bem no currículo de qualquer jornalista. A bem da verdade, consagra-o. Assim, quem produziu um trabalho acima da média de 16 de agosto do ano passado até aqui deve estar preparando a papelada, pois a 57ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo já está aberta.

As inscrições vão até 15 de agosto. O anúncio dos finalistas sai dia 17 de outubro e, dos vencedores, dia 12 de novembro. A premiação, dia 4 de dezembro. A exemplo do último ano, as inscrições e o julgamento serão via internet. A medida foi adotada visando dar maior agilidade ao processo – e também economizar cerca de uma tonelada de papel.

Foto: Epitácio Pessoa/Agência Estado
Uma das imagens feitas por Epitácio Pessoa, da série "Violência Abortada", vencedora do Esso de Fotografia em 2011 (foto: Epitácio Pessoa/Agência Estado)

Além de um diploma que ficará muito bem na parede, o Esso confere ao vencedor do prêmio principal 30 mil reais. Nas demais categorias, que incluem a de fotojornalismo (R$ 10 mil), a premiação varia de 20 a 5 mil reais.

Para os profissionais de imagem, a conquista do Esso insere seu trabalho em uma galeria de imagens clássicas e sempre lembradas, como a foto que Erno Schneider fez do então presidente Jânio Quadros com as pernas em desacordo em 1961, vencedora do prêmio no ano seguinte.

Mais recentemente, ano passado, o diploma coube a Epitácio Pessoa, do Estadão. A equipe do jornal topou com uma tentativa de assassinato em Lorena, interior de São Paulo. O rapaz, um reciclador de 18 anos, já estava amarrado e sendo conduzido para o local do crime, mas aproveitou a presença dos jornalistas para escapar. Epitácio fotografou a sequência da fuga e conquistou o prêmio.

Para se inscrever no 57° Prêmio Esso, clique aqui.