Estão abertas as inscrições para o Prêmio Projeto Curatorial PEF, novidade do festival Paraty em Foco que vai premiar o melhor projeto curatorial para a edição de 2019 do evento. A premiação tem como objetivo atrair a “vitalidade de ideias, vindas de gente que se dedica a refletir sobre fotografia”.
O Paraty em Foco 2018 acontece de 19 a 23 de setembro, reunindo fotógrafos profissionais em um dos mais importantes festivais do país. Um time de convidados de renome, entre brasileiros e estrangeiros, participa de diferentes atividades como workshops, palestras e exposições.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de setembro, pelo site do evento. Os participantes devem enviar um projeto com título, sinopse, apresentação do conceito e indicação de 15 nomes de convidados para a edição 2019 do festival. A taxa de inscrição é de R$90 (noventa reais) por projeto, sem limite de inscrições por participante. Leia o regulamento.
Todos os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção composta pelos diretores gerais do PEF, Giancarlo Mecarelli e Maxime Delmotte, e pelo diretor artístico, Érico Elias. Serão apontados 10 finalistas. O resultado final sairá da análise de um Júri composto pelos membros da Comissão de Seleção e outros cinco membros externos: Eder Chiodetto, Keyna Eleison, Marcia Mello, Maurício Lissovsky e Rosely Nakagawa.
O autor do projeto vencedor receberá uma premiação de R$ 5 mil pela aquisição dos direitos autorais e terá o título da proposta e o texto de apresentação aproveitados na elaboração do Festival Paraty em Foco 2019. O projeto ganhador terá caráter de referência para o trabalho prático de curadoria, a ser realizado pela direção do Paraty em Foco, e o autor também será envolvido nos procedimentos do evento.