Já estão abertas as inscrições para a Convocatória Portfólio em Foco, seleção de trabalhos autorais para exposição no Paraty em Foco, um dos mais importantes festivais de fotografia da América Latina. A iniciativa vai selecionar obras de 20 fotógrafos (amadores ou profissionais) para uma grande exposição durante o encontro que acontece anualmente em Paraty/RJ, uma das cidades mais fotogênicas do Brasil. Neste ano, o 13º Paraty em Foco ocorre entre 13 e 17 de setembro.
A Convocatória Portfólio em Foco do ano passado teve quase mil inscritos, com envio de material por fotógrafos da China, Alemanha, Itália, México, EUA, Espanha e Portugal, entre outros.
A chamada está aberta até o dia 31 de julho, para inscrições em duas categorias: Ensaio e Foto Única. Um conselho de renomados fotógrafos vai fazer uma seleção prévia dos trabalhos que serão publicados na página do evento na internet na medida em que forem avaliados. Após o encerramento das inscrições, o júri escolherá os ganhadores dentre os previamente selecionados.
Regulamento e inscrições
A categoria Ensaio é voltada a conjuntos coesos compostos de seis a 10 fotografias. A categoria Foto Única avalia a capacidade de conceber uma imagem sintética e expressiva, sendo permitidas até quatro fotografias enviadas a cada inscrição. Os 10 primeiros colocados de cada categoria farão parte de uma exposição de destaque na programação do PEF. Serão apontados três ganhadores em cada categoria, que terão todas as despesas de hospedagem e alimentação cobertas pela organização do festival.
Para se increver, acesse o regulamento, a página de inscrição e outras informaçõesno site do Paraty em Foco (www.pefparatyemfoco.com.br), que tem versão em inglês e em espanhol. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] A taxa de inscrição não reembolsável é de R$ 90,00 (noventa reais) por trabalho inscrito, quitados através do PayPal.
O júri encarregado da premiação é formado por: Simonetta Persichetti (jornalista, crítica de fotografia e docente na Faculdade Cásper Líbero), Marizilda Cruppe (jornalista e fotógrafa), Kitty Paranaguá (fotógrafa membro do Estúdio Ateliê Oriente Rio), Sérgio Branco (jornalista e diretor de redação da revista Fotografe Melhor), Joaquim Paiva (diplomata, colecionador e fotógrafo), Pedro Vasquez (escritor, curador e fotógrafo) e Roberto Soares-Gomes (empresário e fotógrafo).